OBRAS LITERÁRIAS E LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO CÂNONE LITERÁRIO

Autores/as

  • Ana Louise Souza Morais UEMS

Palabras clave:

Cânone literário, Livro Didático, Ensino da Literatura, Ensino Médio

Resumen

Este trabalho foi realizado com o intuito de apresentar uma visão acerca da maneira em que o cânone literário é considerado dentro do livro didático “Se liga nas linguagens: Português”, utilizado por alunos do ensino médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul. O trabalho procura colocar em perspectiva como o cânone ainda se faz presente no ensino de literatura nos dias atuais, e como dialoga com a pluralidade de culturas existentes na sociedade. Para isto, foi realizada uma análise do conteúdo dos capítulos pertinentes ao ensino de literatura. A análise do livro referido livro foi feita a partir de parâmetros da BNCC referentes a gêneros textuais contemporâneos, tal como legislação vigente em referência à presença das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas no processo de aprendizado. Denota-se que, fundado em tradições estilísticas e culturais européias, o cânone literário brasileiro falha em abranger múltiplas culturas, bem como gêneros, produções textuais e manifestações literárias que dialoguem com a realidade e as vivências dos alunos. Por fim, deve-se considerar a importância de análise de outros livros didáticos que são atualmente utilizados dentro do ensino, bem como os diferentes modos em que apresentam o conteúdo de literatura aos alunos.

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Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Souza Morais, A. L. (2023). OBRAS LITERÁRIAS E LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO ACERCA DO CÂNONE LITERÁRIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8883