Os COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO
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Palavras-chave: Produção textual. Livro Didático. Língua portuguesa. Ensino Médio.Resumen
A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se nas concepções de Bahktin (2011) e Rojo (2013), com o objetivo geral de investigar se o livro didático (LD) de Língua Portuguesa "Se liga nas linguagens", da editora Moderna/PNLD 2021, aborda a produção textual e como propõe sua execução. Esse objetivo principal é desdobrado em dois objetivos específicos: verificar se o livro contém orientações explícitas e comandos situados para a produção textual, e observar se a produção textual é direcionada para a atuação na vida pública ou para o vestibular. A partir dos objetivos específicos, buscamos responder a seguinte pergunta de pesquisa: Há orientações explícitas e situadas para a produção textual no eixo do LD que trata de produção de texto? Para tal, utilizamos da metodologia da pesquisa-qualitativa, como tipo de pesquisa focada na análise de dados provenientes da compreensão dos significados e das percepções do LD, com isso, procedeu-se a extração de informações nele contidas para a compreensão de determinado fenômeno. O corpus da pesquisa é o livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio intitulado "Se liga nas linguagens", de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, na sua primeira edição, publicada pela editora Moderna em 2020. A escolha dessa coleção deu-se a partir dos critérios de seleção indicados pelo PNLD 2021 (Programa Nacional do Livro Didático). Como resultados, observamos que as orientações para a produção textual trazido pelo LD são voltadas para o desenvolvimento de produções de atuação da vida pública do aluno. Contudo, aborda uma perspectiva estritamente estrutural e não se observa um tratamento para o todo do enunciado, em que se trabalhem as condições de produção e recepção do gênero sugerido no comando de produção.
Citas
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