METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM ARCO DE MAGUEREZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
apontamentos sobre a sua aplicação
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Ensino, Educação FísicaResumen
A Metodologia da Problematização (MP) com arco de Maguerez é uma metodologia de ensino ativa que visa um ensino significativo, contextualizado e com protagonismo do aluno. Este trabalho é recorte de um projeto de pesquisa em Educação Física escolar sobre o uso dessa metodologia em séries iniciais da Educação Básica. O objetivo do presente estudo foi identificar a produção científica e descrever apontamentos sobre o uso da MP na Educação Básica. Para tal, foi realizado uma revisão sistemática de literatura no Portal de Periódicos da Capes com o termo “Maguerez”. Após utilização critérios de inclusão/exclusão foram identificados 13 artigos que foram analisados. Quanto as etapas da Educação Básica, foram identificados estudos em todas elas, com maior incidência no Ensino Médio e Ensino Fundamental II. O componente curricular com maior frequência foi Química, acompanhado por Projetos de Educação para a Saúde. São apresentadas potencialidades e dificuldades de implementação dessa metodologia. Conclui-se que a MP é utilizada em todas as etapas da educação básica, em diferentes componentes curriculares, atendendo aos objetivos propostos. A necessidade de formações docentes quanto às metodologias ativas, em especial a MP, foi sinalizada. Observou-se também a ausência de estudos específicos com a Educação Física escolar. Assim, sugere-se novos estudos que ampliem o escopo de análise das produções, bem como as potencialidades e barreiras de aplicação nesse componente curricular.
Citas
ANDRADE, R. A. de; SIMÕES, A. S. de M. Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 5–24, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.5-24.573. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/573. Acesso em: 30 jun. 2023.
ARAÚJO, Maria Fátima Maciel; ALMEIDA, Maria Irismar de; SILVA, Raimunda Magalhães da. AIDS/educação e prevenção: proposta metodológica para elaboração de jogos educativos. Revista Brasileira de Enfermagem, São Paulo, v. 53, n. 4, p. 607-613, dez. 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672000000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/jp9kWXmc5c49GrW5kT4gDwL/ Acesso em: 09 jun. 2023.
ASSIS, Vivianny Bessão; FERREIRA, Marta Claudiane; SILVA, Danielle Abreu. Gênero textual cantiga: potencialidades para o letramento no 1º ano do Ensino Fundamental no contexto do Programa Residência Pedagógica. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, edição especial, p. 538-554, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35002. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/35002. Acesso em 09 jun. 2023
BERBEL, Neusi Aparecida Navas [org.]. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EdUEL, 1999. 196p.
______. A metodologia da problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 103-120, abr., 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2012000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 15 fev. 2023.
______. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina, Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2014.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas; SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancízar. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462. Acesso em: 10 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMPO GRANDE, Secretaria Municipal de Educação. Educação integral: uma experiência da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Campo Grande: SEMED, 2011.
CARVALHO, Andreza de Oliveira de; SILVA, Juliana Mendes da; FREITAS, Flavia Varriol de; BOECHAT, Gabriela dos Santos Leite; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; TEIXEIRA, Gerlinde Agate Platais Brasil. Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 645-660, 8 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756 Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756 Acesso em: 09 jun. 2023
COSTA, S. F.; FERREIRA, G. A.; SILVA, M. R. S.; SOUZA, G. B.; PINHEIRO, D. A.; ARAÚJO, M. G. L.; ROCHA, E. G. M.; TEMPERINO, M. E. S. A.; OLIVEIRA, E. M.; PONTES, N. L.; TOLEDO, C. B.; OLIVEIRA, J. A. S.; OLIVEIRA, T. R. S. Health promotion strategies for adolescents: sexually transmitted infections and dynamic learning tools - an experience report. Scientific Electronic Archives, [S. l.], v. 13, n. 6, p. 83–87, 2020. DOI: 10.36560/13620201126. Disponível em: https://sea.ufr.edu.br/SEA/article/view/1126. Acesso em: 09 jun. 2023.
DARIDO, Suraya Cristina. Relação entre ensinar a fazer e ensinar sobre o fazer na educação física escolar. In. ALBUQUERQUE, Denise, Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares. Desafios da educação física escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 28-45. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381384/4/0008-unesp-iep3-livro-desafios-educacao-fisica-escolar-proef-15032021.pdf Acesso em 20 mar. 2023.
GARGIULO, Adriana Hefti; MELLO, Ana Paula de Queiroz. Experience of Implementing a Food and Nutrition Education Program for Preschoolers. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 45, n. s/n, p. 162–174, 2021. DOI: 10.15343/0104-7809.202145162174. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1072. Acesso em: 09 jun. 2023.
GOMES, Clícia Azeredo; MATHIAS, Marcelo da Silva; BARBOSA, Lahis Tavares Crespo; RAMOS, Claudiane do Nascimento; BARCELLOS, Polyana Soares; HYGINO, Cassiana Barreto; MARCELINO, Valeria de Souza. Uso de metodologias problematizadoras em aulas de química: uma proposta na formação inicial. Scientiatec, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 116-132, 30 jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2125. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/2125 Acesso em: 09 jun. 2023
OLIVEIRA, Vanusa Pereira; MARQUES, Fabielle Castelan; ADMIRAL, Tiago Destéffani. Sequência didática baseada no arco de Maguerez a partir do diagnóstico sobre o tema radioatividade. Revista Eletrônica Cientí¬fica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 18, p. 711-730, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2192. Acesso em: 09 jun. 2023.
SANTOS, Tarcísio Leite dos; MARQUES, Fabielle Castelan; RODRIGUES JUNIOR, Edmundo; SILVA, Julio Cesar Madureira. Problematização a partir do arco de Maguerez: produção de café como tema gerador no ensino de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11627. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11627. Acesso em: 09 jun. 2023.
SANTOS, Eliane Marques dos. Ensino e aprendizagem das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 5, n. 4, p. 3293–3308, 2020. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v5i4-1512. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1512. Acesso em: 09 jun. 2023.
SILVA, Thaíne Leal da; COLOMÉ, Juliana Silveira; PEREIRA, Adriana Dall’Asta; ORSOLIN, Leonardo Londero; SOCCOL, Keity Laís Siepmann; FERREIRA, Carla Lizandra de Lima. Metodologia da Problematização no ensino de Primeiros Socorros para crianças na escola: relato de experiência. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 95, n. 35, p. e–021097, 2021. DOI: 10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1166. Disponível em: https://teste.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1166. Acesso em: 09 jun. 2023.
SOARES, Jeferson Rosa; VIÇOSA, Cátia Cilene Silene Carrazoni Lopes; COSTELLA, Roselane Zordan; ROBAINA, José Vicente. Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5836. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5836. Acesso em: 09 jun. 2023.
VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; SOARES, Renata Godinho; PEREIRA, Karina Braccini; SALGUEIRO, Andréia Caroline Fernandes; COPETTI, Jaqueline; FOLMER, Vanderlei. Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: saberes de professores pertencentes à Trí¬plice Fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, nº 1, p. 80-97, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.80-97. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3331 Acesso em 09 jun. 2023.