UM DIÁLOGOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA:

a rede que aproxima Universidade e Escola

Autores/as

  • SIMONI SANTOS SIQUEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Palabras clave:

ESCOLA INDÍGENA VISIBILIDADE

Resumen

Por muito tempo a historiografia brasileira deixou de dar visibilidade ao protagonismo indígena e a sua trajetória ao longo da História. Um fato que levanta muitos questionamentos na atualidade é como o ensino de História e culturas indígenas é realizado dentro das escolas de nível básico. Dessa forma, esse texto tem por objetivo abordar o Projeto de Extensão “Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio” realizado no município de Ivinhema/MS, durante o ano de 2022, que busca aproximar a universidade da escola de ensino básico, por meio de oficinas realizadas sobre o tema história indígena. O projeto foi desenvolvido não apenas com a realização de oficinas, mas com o auxilio de questionários aplicados em sala, para fazer um levantamento entre os estudantes dos seus conhecimentos sobre a história indígena no Brasil. A realidade encontrada nas escolas é lembrança do indígena pelo dia 19 de abril, quando as crianças pintam o rosto e colocam uma pena na cabeça. Dessa forma, é necessário que os professores, alunos e demais agentes das escolas problematizem e se apropriem do conhecimento histórico, tornando-se produtores e protagonistas desse conhecimento. Nesse contexto, trazer a visibilidade indígena para a atualidade é pensar que os próprios indígenas tem elaborado suas próprias críticas a respeito do modo em que a história que também pertence a eles tem sido contada.

 

Citas

ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho, Marília, 2008.

ALMEIDA , Maria Regina Celestino de. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, n º75, 2017.

BRITO, Edson. O Ensino de história como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico. Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, p. 59-72, jul./dez. 2009.

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. História Indígena e do Indigenismo no Brasil: por uma necessária virada colonial. In. LINO, Jaisson T.; BRIGHENTI, Clovis A.; WIIK, Flávio B.. (Orgs.) História indígena no Sul do Brasil, século XX: Novos estudos nos campos de saberes decoloniais. Naviraí: Aranduká, 2022. P.67-78.

NOVAK, Éder da Silva; MENDES, Luís César Castrillon. Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.

NOVAK, Éder; MARQUES, Ivana; SANTOS, Angelita. Historicidade, Alteridade e Diversidade: Os Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas. História em Reflexão, Dourados, v. 15, n. 31, p. 214-244, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/14846. Acesso em: 19 de jan. de 2023.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

SIQUEIRA, S. S. (2023). UM DIÁLOGOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: : a rede que aproxima Universidade e Escola. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8858