UM DIÁLOGOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA:
a rede que aproxima Universidade e Escola
Palabras clave:
ESCOLA INDÍGENA VISIBILIDADEResumen
Por muito tempo a historiografia brasileira deixou de dar visibilidade ao protagonismo indígena e a sua trajetória ao longo da História. Um fato que levanta muitos questionamentos na atualidade é como o ensino de História e culturas indígenas é realizado dentro das escolas de nível básico. Dessa forma, esse texto tem por objetivo abordar o Projeto de Extensão “Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio” realizado no município de Ivinhema/MS, durante o ano de 2022, que busca aproximar a universidade da escola de ensino básico, por meio de oficinas realizadas sobre o tema história indígena. O projeto foi desenvolvido não apenas com a realização de oficinas, mas com o auxilio de questionários aplicados em sala, para fazer um levantamento entre os estudantes dos seus conhecimentos sobre a história indígena no Brasil. A realidade encontrada nas escolas é lembrança do indígena pelo dia 19 de abril, quando as crianças pintam o rosto e colocam uma pena na cabeça. Dessa forma, é necessário que os professores, alunos e demais agentes das escolas problematizem e se apropriem do conhecimento histórico, tornando-se produtores e protagonistas desse conhecimento. Nesse contexto, trazer a visibilidade indígena para a atualidade é pensar que os próprios indígenas tem elaborado suas próprias críticas a respeito do modo em que a história que também pertence a eles tem sido contada.
Citas
ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho, Marília, 2008.
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