RELAÇÕES ENTRE CRISES ECONÔMICAS E REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores/as

  • Wesley Fernando de Andrade HILÁRIO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro ZILIANI

Resumen

O texto explicita a relação das crises da economia brasileira com as reformas do Ensino Médio. Estabelece relações com duas reformas desse nível da escolarização, inscritas na Lei nº 9.394/1996 e na Lei nº 13.415/2017, apontando para a tríplice educação-vida-trabalho promovida por elas. A crise econômica pela qual o Brasil passou na década de 1990 e a crise de mesma ordem pela qual tem passado desde 2016 serviram como justificativas para a emergência das reformas em questão, e a escolarização média foi tratada em diferentes discursos como “a” solução para problemas que são históricos. A problematização realizada com base nos escritos de Michel Foucault e autores que discutem a relação educação-trabalho sinaliza que o programa de ambas reformas impulsiona a constituição de subjetividades que importam ao modelo neoliberal de sociedade que, potencialmente, se apresenta e se materializa no conjunto de práticas governamentais e de governo da população, constituindo sujeitos que se autorregulam segundo a lógica do neoliberalismo cada vez mais ascendente no Brasil. CAPES

Biografía del autor/a

Wesley Fernando de Andrade HILÁRIO, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados, mestre na mesma área e programa de pós-graduação, graduado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2021-07-11

Cómo citar

HILÁRIO, W. F. de A., & ZILIANI, R. de L. M. (2021). RELAÇÕES ENTRE CRISES ECONÔMICAS E REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), P. 1–17. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7512