CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Um estudo de revisão bibliográfica dos países Brasil e Paraguai
Resumen
O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre o Conselho Nacional de Educação e Gestão Democrática nos países Brasil e Paraguai. Com o objetivo de verificar o panorama de pesquisas sobre os Conselhos de Educação presentes no Brasil e Paraguai, foi feito um levantamento bibliográfico em três bases de dados, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Peródicos (CAPES/MEC) e Redalyc Scientific Information System Rede de Revistas Cientifícas, onde foram extraídos respectivamente 74 estudos, sendo eles: 64 artigos científicos e 10 trabalhos incluindo dissertações de mestrado e tese de doutorado. Foi analisado os estudos publicados por área do conhecimento (títulos e palavras-chaves), por ano de publicação e também por países. Este estudo está dividido da seguintes forma: introdução, metodologia, análise e discussão dos resultados e finalizando com as considerações finais. A análise dos dados permtiu destacar que há uma escassez de estudos referente ao Conselho de Educação no Paraguai, enquanto no Brasil foi encontrado mais estudos.