A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR PARA A EJA

Autores/as

  • Alessandra Fonseca FARIAS UFGD
  • Maria Peregrina de Fátima Rotta FURLANETTI

Resumen

Este artigo é composto após anos de pesquisa acadêmica em EJA (Educação de Jovens e Adultos) e pretende contribuir na reflexão da necessidade de um currículo específico para essa modalidade de ensino. O currículo integrador ressignifica os conteúdos e os traduz na prática de vida dos educandos, processo conduzido pelo educador na perspectiva da educação popular de Paulo Freire através da educação problematizadora e dialógica. Propomos a construção de um currículo integrador que considere os seguintes aspectos metodológicos: o diálogo, a interdisciplinaridade, a problematização e o tema-gerador, com vistas à realização de uma educação que inclua, que liberte e que promova a cidadania e a criticidade através de uma educação problematizadora e dialógica.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Currículo Integrador. Projeto Pedagógico para a EJA.

Biografía del autor/a

Alessandra Fonseca FARIAS, UFGD

Doutoranda pelo PPGEdu FAED/UFGD.

Publicado

2021-07-11

Cómo citar

FARIAS, A. F., & FURLANETTI, M. P. de F. R. (2021). A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR PARA A EJA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–10. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7487