AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Rosilene Moreira de SOUZA UCDB
  • Ediláine Gomes Lopes HASHINOKUTI

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a educação de jovens e adultos - EJA na visão do educador Paulo Freire. A educação é um processo contínuo de conscientização de mudanças nas práticas educacionais e visa estabelecer a relação entre cidadania e educação, de modo a não negar educação àqueles que já foram excluídos da escola na idade regular. Contribuíram para análise e aprofundamento do tema os estudos de Paulo Freire (1967, 1989, 1987, 2003), Arbache (2001), Bello (1993) Gadotti (2003), Moura (1999) e Soares (2004). Paulo Freire (1967) defensor da educação de jovens e adultos reconhece que o conhecimento através da educação é um instrumento do homem sobre o mundo e essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, o ato de educar, torna-se assim, um ato político. Paulo Freire (1989) ressalta a importância de conhecer o cotidiano, a realidade social e o contexto do local onde os alunos da educação de jovens e adultos estão inseridos. Sujeitos que foram expropriados do seu direito a educação na idade certa por algum motivo, seja, social, econômico ou emocional. O percurso metodológico recorre a abordagem qualitativa para a análise dos dados, coletados através do levantamento bibliográfico. Os resultados demonstram que na educação de jovens e adultos o rompimento da distância entre aluno e professor e das relações de poder que permeiam o ambiente escolar, facilita o convívio, fortalece a confiança e ajuda na cooperação entre todos, tornando assim o processo de aprendizado mais humanizado para o aluno adulto

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

SOUZA, R. M. de, & HASHINOKUTI, E. G. L. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p 1– 6. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7476