A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DA AUTORIA: problematizações sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio em Mato Grosso do Sul
Resumen
O presente artigo contempla algumas problematizações em torno do contexto em que, no âmbito das Políticas Educacionais, foi elaborado e implantado o Programa das Escolas de Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul em 2017, denominado – Escola da Autoria. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGedu/UFMS), curso de Doutorado. Faz-se necessário explicitar a forma de organização política e as redes de relações que produzem poderes e saberes, analisando o conjunto com os cálculos, táticas, enunciados e instituições em torno dessa proposta. Nesse sentido, buscou-se analisar esta temática sob um olhar do referencial Teórico de Michel Foucault. Com isso, poder-se-á deslindar elementos essenciais para a compreensão da composição dos processos e decisões, tais como, a parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), responsável pela criação e articulação do modelo Pedagógico e de Gestão, um órgão sem fins econômico. Os procedimentos metodológicos para essa problematização caracterizou-se pelos acontecimentos discursivos sobre o Ensino Médio, um estudo arqueológico, produzindo um mosaico de saberes com efeitos de verdade que, inevitavelmente, refletem na regulação da população e na constituição dos sujeitos com suas resistências e concessões para essa etapa da educação nos dias atuais.Descargas
Publicado
2021-07-11
Cómo citar
PIRES, M. C. (2021). A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DA AUTORIA: problematizações sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio em Mato Grosso do Sul. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1 –11. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7454
Número
Sección
II. Políticas Educacionais