PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Wagner Andrade OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA
  • Milene Vasconcelos Leal COSTA

Resumen

O presente trabalho visa refletir acerca do pensamento educacional de Paulo Freire, um dos maiores educadores do Brasil, que elaborou grandes contribuições teóricas e metodológicas, que se baseiam em uma compreensão de conscientização crítica na formação de cidadãos progressistas. Neste artigo, o objetivo central é discutir o processo formativo de professores sob a ótica do educador Paulo Freire. A metodologia enquadra-se como pesquisa de natureza básica, de cunho bibliográfico, respaldando-se em análises de documentos normativos, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que a formação docente é de suma importância no contexto educativo, e que as concepções frreireanas contribuem no­ processo de formação dos professores da educação básica para um ensino de qualidade, em busca da transformação social. Por conseguinte, a produção desta pesquisa terá como ponto principal o estudo do livro Pedagogia da autonomia (1996), de Paulo Freire mas contará também com o suporte teórico de Carvalho 2005, Freire (1982, 1985, 1997 e 1993). Considera-se por fim, que essa formação exige autonomia, transformações e consciência crítica.

Publicado

2021-07-11

Cómo citar

OLIVEIRA, W. A., & COSTA, M. V. L. (2021). PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1– 7. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7452