APRENDENDO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE HISTÓRIAS INFANTIS

Autores/as

  • Ana Paula Bolsan SAGRILO Licencianda em Pedagogia UFGD
  • Adrielly Soares SILVA Licencianda em Pedagogia UFGD
  • Edvonete Souza de ALENCAR UFGD

Resumen

Este trabalho apresenta uma sequência didática, desenvolvida para a disciplina de Currículo e Ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O mesmo tem como objetivo apresentar, analisar e discutir sobre o ensino de Matemática a partir de histórias infantis, mais precisamente sobre o conteúdo horas, que está inserido no campo de Grandezas e Medidas e o conteúdo formas geométricas que se encontra no campo de estudo de Espaço e Forma.  Além disso, tem o propósito de problematizar a importância do ensino dessa área do conhecimento para as crianças que estão na segunda etapa da Educação Básica e mostrar que realmente a contação de história possibilita a aprendizagem desses conceitos de maneira lúdica, prazerosa e descontraída. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, dado que inicialmente averiguamos um dos documentos que é referencial para a Educação Básica, posteriormente construímos, analisamos, colocamos em prática, descrevemos e refletimos a sequência didática aplicada, amparando-se nos autores estudados. Logo, ao concluir a construção do trabalho e sua aplicação conseguimos observar que nós, futuras educadoras, temos a obrigação em criar estratégias que levem os alunos a aprenderem de maneira satisfatória e prazerosa a matemática, bem como a gostar da mesma, pois essa ciência é tida pela maioria dos educandos como algo complicado e de difícil compreensão, por isso cabe aos profissionais proporem desde cedo esse contato de forma agradável e não “torturante”.

Biografía del autor/a

Ana Paula Bolsan SAGRILO, Licencianda em Pedagogia UFGD

Licencianda em Pedagogia UFGD

Adrielly Soares SILVA, Licencianda em Pedagogia UFGD

Licencianda em Pedagogia UFGD

Edvonete Souza de ALENCAR, UFGD

Prof Adj da UFGD- Faculdade de Educação Dra em Educação Matemática pela PUC-SP

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

SAGRILO, A. P. B., SILVA, A. S., & ALENCAR, E. S. de. (2018). APRENDENDO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE HISTÓRIAS INFANTIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4784