A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O presente estudo desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS (SEMED) apresenta como temática a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pertencentes a 07 (sete) escolas da rede municipal de ensino que integram a região urbana Imbirussu. Destarte, o objetivo provém em compreender as confluências e divergências da pratica pedagógica por meio da análise dos relatórios de acompanhamento ao professor, realizados pelos técnicos da secretaria no decorrer do ano de 2017. Como método, debruça-se no materialismo histórico dialético e como procedimento metodológico, trata-se abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Para tanto, fundamenta-se nos estudos de Gasparin (2015), Saviani (2012), Gimeno Sacristán (2008) e Afonso (1996). Os dados analisados a partir das categorias planejamento escolar e prática pedagógica evidenciam ser possível reconhecer como confluência a intencionalidade do professor ao realizar seu planejamento em possibilitar a aquisição significativa de conhecimentos aos alunos, por meio de estratégias diversificadas de ensino. Apontam ainda que ao se deparar em sala de aula com a exigência de cumprimento de conteúdos dispostos por bimestre sob a égide de ensinar tudo a todos, iniciam-se as divergências anunciadas, passando o professor a atuar a partir de um modelo pré-estabelecido, fragmentando conteúdos, executando a prática dissociada das relações sociais, contribuindo para um ensino que por vezes não permite aos alunos refletir sobre os conteúdos estudados, em um processo dialético. Os resultados permitem inferir que para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, é necessário adotar a prática pedagógica na perspectiva dialógica, na qual as situações de ensino sejam pautadas pelo diálogo, criando condições para que o aluno, no processo de aprender, possa elaborar seus conhecimentos e por meio de reflexões, produzir seus conhecimentos motivados pelas mediações promovidas pelo professor.