EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL
Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática – GPTEM em especial pelo projeto intitulado “Grupo de Estudos e Ensino de Matemática – GEEM” contemplado pelo edital Edital PROEX/PIBEX Nº27/2017 com 21 alunos de uma escola rural com classe multisseriada da rede pública de Dourados/MS. Uma das primeiras ações foi promover uma campanha para arrecadação de livros de literatura infantil, tendo em vista que a escola não possuía estes recursos. A campanha arrecadou cerca de 300 livros, um microcomputador, materiais didáticos para o ensino de matemática como tangrans e ábacos bem como materiais de uso diário, sendo os mesmos entregues no dia do livro por meio de uma atividade de contação de histórias realizada pelas bolsistas utilizando origamis. Ao longo ano serão desenvolvidas oficinas pedagógicas com os alunos do 1º ao 5º ano. As atividades são planejadas nas reuniões do Grupo tendo seu desenvolvimento quinzenalmente sendo voltadas a alfabetização matemática tendo como suporte elementos de outras áreas como a arte e a literatura. Com este trabalho percebemos que a extensão universitária potencializa o trabalho colaborativo e buscamos assim estreitar os laços entre a formação inicial e continuada de professores por meio de ações diretas nos espaços educativos, os quais são os futuros campos de atuação dos licenciandos.Descargas
Publicado
2018-06-01
Cómo citar
OLIVEIRA, G. kelly S. de, & FIGUEIREDO, T. D. (2018). EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4769
Número
Sección
Eixo 8. Relatos de Experiencias