INFÂNCIA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Geverson CAVALCANTE Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carliani Portela do CARMO
  • Rosana Carla G. G. CINTRA

Resumen

RESUMO: O objetivo deste trabalho é a construção do Estado da Arte sobre a transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Objeto de pesquisa deste estudo, buscou avaliar de que maneira essa transição acontece nos mais diferentes lócus e como isso influencia o cotidiano da criança e as relações que ela estabelece com seus pares. O trabalho teve início com a seleção e análise de seis dissertações disponibilizadas pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e dois artigos da biblioteca virtual da A Scientific Electronic Library Online - SciELO. Por meio dessa pesquisa observou-se que, apesar de temáticas variadas, as dissertações e artigos selecionados usaram a metodologia qualitativa, os dados foram coletados com entrevistas, observações e diários de bordo e entre os referenciais teóricos estão a Fenomenologia e a Psicologia Histórico-Cultural e Sócio-Histórica.

 

Palavras-chave: a) Educação Infantil. Ensino Fundamental. Transição.

Biografía del autor/a

Geverson CAVALCANTE, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de pós graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

CAVALCANTE, G., CARMO, C. P. do, & CINTRA, R. C. G. G. (2018). INFÂNCIA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTADO DO CONHECIMENTO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4739