ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRACÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES: UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO EQUIVALENTE
Resumen
Este trabalho é de cunho qualitativo e está sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da grande Dourados (UFGD) e está atrelado ao projeto de extensão intitulado “Possibilidades de Ensino de Matemática com uso de Materiais Didáticos nas Escolas Públicas de Dourados”. Tem como objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem de soma e subtração de frações com denominadores diferentes para alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Dourados. Está fundamentado nas ideias de Vygotsky, apoiado no sócio – interacionismo, pois compreendemos que a construção do conhecimento é mediado por sistemas simbólicos, sendo a linguagem, tanto escrita como oral comum a todos os participantes. Como procedimento metodológico, utilizaremos matérias didáticos manipuláveis, tais como, disco de fração, régua de frações e o tangran. Experiências como as vividas no estágio supervisionado, em que observamos as dificuldades dos alunos em compreender as operações de frações com denominadores diferentes, nos motivou a propor este trabalho, pois com o uso desses materiais manipuláveis, compreendemos que os alunos estão conseguindo estabelecer relações, possibilitando-os a desenvolverem ações e construir um saber consistente e significativo. Esperamos que ao final desse trabalho, possamos ter contribuído para compreensão dos alunos nas operações de frações com denominadores diferentes e que os alunos e que o trabalho seja desenvolvido de forma colaborativa a partir do manuseio e observação dos materiais, conjecturando, formulando soluções, e provando-as, rompendo com conhecimentos construídos no campo dos números naturais e que como apontam os documentos oficiais, dificultam a construção do conceito de números racionais.Descargas
Publicado
2018-06-01
Cómo citar
BRANDÃO, N. I. de S., & MIOLA, A. F. de S. (2018). ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRACÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES: UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO EQUIVALENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4715
Número
Sección
Eixo 2. Formação Inicial de Professores