IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
RESUMO: O presente estudo trata-se de uma pesquisa com alunos do ensino fundamental de escola da rede pública de ensino de Dourados/MS, cujo corpus é constituído de dez narrativas de experiências de leituras desses sujeitos com a finalidade de analisar marcas de oralidade na escrita desses alunos, como a perspectiva de conhecer sua trajetória de leitura e a influência do processo de leitura na aprendizagem desses sujeitos. A Metodologia proposta para o estudo é a da coleta de dados por meio de questionários, focando nos objetivos da pesquisa, cujas respostas foram registradas e transcritas em formas de narrativas de experiências de leitura. Para o desenvolvimento da pesquisa, tivemos a contribuição de autores das áreas dos estudos da linguagem como: Kleiman (2005), para discutir sobre letramentos e multiletramentos; acerca de oralidade e escrita o suporte teórico foi de Marcuschi e Dionísio (2007), uma vez que para esses estudiosos na contemporaneidade predomina a posição de que se pode conceber oralidade e letramento como atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais de língua dentro de uma comunidade de fala. No que se refere aos resultados, entende-se que os conhecimentos de leituras são fundamentais para a formação dos sujeitos leitores, pois, a partir das narrativas de experiências de leitura, relataram que tiveram desempenho melhor nos estudos, o que resultou num maior aproveitamento dos conteúdos de língua portuguesa trabalhados em sala de aula.