FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA PERSPECTIVA FREIREANA.

Autores/as

  • Rosana Iriani Daza de Garcia UEMS
  • Clemilton Pereira dos Santos UEMS- Dourados

Palabras clave:

Formação docente, migração, Educação critica

Resumen

Este artigo analisa a formação continuada de professores diante dos desafios educacionais impostos pelo crescente número de estudantes imigrantes nas escolas públicas brasileiras. Trata-se de uma análise teórico-reflexiva, fundamentada na perspectiva pedagógica de Paulo Freire, que discute a necessidade de uma formação crítica e dialógica. O estudo parte do princípio de que o processo formativo deve considerar a diversidade cultural e linguística como potencial educativo e não como obstáculo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica e conceitual das obras de Freire, articulada com dados de contextos escolares que vivenciam a realidade migratória. Os resultados indicam que a formação docente deve ser contínua, comprometida com a justiça social e orientada pela escuta ativa e pela construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que, ao assumir a educação como prática de liberdade, a formação continuada de professores deve articular aspectos políticos, afetivos e culturais, promovendo o acolhimento e a valorização da identidade dos sujeitos migrantes nas escolas.

Biografía del autor/a

Rosana Iriani Daza de Garcia, UEMS

É Doutora em Estudos de Linguagens do PPGEL/POS/FAALC 2022. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Literatura Hispano-americana de autoria feminina, translinguagem e decolonialidade. Tem experiência na área de Extensão universitária em Estratégias de Leitura e Escrita no ensino de línguas adicionais. Como escritora com o livro Mulher inmigrante" foi convidada para a Feira do Livro em Brasília, no Festival de Inverno em Bonito do, no Festival literário de SESC Corumbá 2019; publicou um segundo livro ?Te presto mi maleta? e realizou junto com a Secretaria do Município de Dourados, um projeto de acolhimento linguístico/literário para os imigrantes , é escritora, atriz, intérprete e tradutora.

Clemilton Pereira dos Santos, UEMS- Dourados

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil. Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica - PRP/ CAPES/UEMS.edital 2018. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - habilitação: Português/Inglês, no qual está como coordenador pedagógico do curso nos anos 2024 e 2025. Professor do Curso de Licenciatura em Letras - habilitação: Português/Espanhol. Está como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Discursivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,( GESC-UEMS) ligado ao Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE- UEMS, atuando principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Semiótica, linguística do texto, discurso jornalístico, Estudos Culturais e ensino de Língua Portuguesa, Língua Latina e Análise linguística.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FERRAZ, Débora. Educação linguística e transdiciplinaridade. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V; MONTE MÓR, W. (Orgs.) Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil [recurso eletrônico]: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, P. 105-120.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2012.

GARCIA, Rosana. LINGUAGENS QUE ABRAÇAM: acolhendo com diversidade. – TCC (Graduação) do Programa de Letras Português- Habilitação Inglês. Dourados, MS: UEMS, 2024.

SILVA DA SILVA, Carlos; STEFANELLO PIRES, Juliane. The Limitations and Challenges of the Reception for Immigrants and Refugees in the City of Dourados-MS. Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas, v. 10, n. 3, p. 88-103, 23 jul. 2023.

MENEZES DE SOUZA, Lynn. Cultura, língua e emergência dialógica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 26, n. 2, jul./dez., p. 296. 2010.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Daza de Garcia, R. I., & Pereira dos Santos, C. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA PERSPECTIVA FREIREANA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10596