FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA PERSPECTIVA FREIREANA.
Palabras clave:
Formação docente, migração, Educação criticaResumen
Este artigo analisa a formação continuada de professores diante dos desafios educacionais impostos pelo crescente número de estudantes imigrantes nas escolas públicas brasileiras. Trata-se de uma análise teórico-reflexiva, fundamentada na perspectiva pedagógica de Paulo Freire, que discute a necessidade de uma formação crítica e dialógica. O estudo parte do princípio de que o processo formativo deve considerar a diversidade cultural e linguística como potencial educativo e não como obstáculo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica e conceitual das obras de Freire, articulada com dados de contextos escolares que vivenciam a realidade migratória. Os resultados indicam que a formação docente deve ser contínua, comprometida com a justiça social e orientada pela escuta ativa e pela construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que, ao assumir a educação como prática de liberdade, a formação continuada de professores deve articular aspectos políticos, afetivos e culturais, promovendo o acolhimento e a valorização da identidade dos sujeitos migrantes nas escolas.
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FERRAZ, Débora. Educação linguística e transdiciplinaridade. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V; MONTE MÓR, W. (Orgs.) Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil [recurso eletrônico]: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, P. 105-120.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2012.
GARCIA, Rosana. LINGUAGENS QUE ABRAÇAM: acolhendo com diversidade. – TCC (Graduação) do Programa de Letras Português- Habilitação Inglês. Dourados, MS: UEMS, 2024.
SILVA DA SILVA, Carlos; STEFANELLO PIRES, Juliane. The Limitations and Challenges of the Reception for Immigrants and Refugees in the City of Dourados-MS. Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas, v. 10, n. 3, p. 88-103, 23 jul. 2023.
MENEZES DE SOUZA, Lynn. Cultura, língua e emergência dialógica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 26, n. 2, jul./dez., p. 296. 2010.