PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Autores/as

  • Suzanna Neves Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Andréia Nunes Militão UEMS

Palabras clave:

formação de professores, licenciatura em pedagogia, educação básica

Resumen

A pesquisa em tela analisa as representações das professoras da educação básica acerca do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, investigando os desafios enfrentados ao acompanhar os estagiários da licenciatura em Pedagogia. O estudo apresenta dados que as professoras da educação básica compartilharam sobre sua atuação no processo de formação inicial dos licenciandos. Questiona-se: receber e supervisionar estagiários na sala de aula é uma opção da professora da educação básica? Qual a importância que ela atribui ao seu papel na formação dos estagiários? A professora da educação básica recebe orientações para acompanhar os estagiários? Sente-se preparada para desempenhar essa função? A investigação, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas 16 professoras da rede pública do município de Jataí-GO, que recebem e acompanham estagiários em suas salas de aula. Os dados analisados neste artigo fazem parte de uma pesquisa de mestrado concluída em 2019 e foram tratados com base na análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados revelam ausência de diálogo e planejamento conjunto entre escola e universidade, a falta de orientações específicas para acompanhar os estagiários. Apesar desses limites, a maioria das professoras entrevistadas afirmou sentir-se preparada para receber estagiários, baseando essa percepção principalmente na experiência profissional acumulada ao longo dos anos. Tal constatação reforça a importância do reconhecimento da escola como espaço de formação e das professoras da educação básica como formadoras.

Biografía del autor/a

Suzanna Neves Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Campus de Presidente Prudente, com bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Integra o Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" (FPPEEBS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), concluída em 2016, e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), finalizado em 2019. Suas pesquisas e estudos concentram-se na Formação de Professores, no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e em Metodologias de Ensino para a Educação Básica. Tem experiência como docente na educação básica e superior, além de atuação como coordenadora pedagógica.

Andréia Nunes Militão, UEMS

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. Contato: andreiamilitao@uems.br e andreiamilitao@ufgd.edu.br

Citas

REFERÊNCIAS

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TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Ferreira, S. N., & Nunes Militão, A. (2025). PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10588