PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
Palabras clave:
formação de professores, licenciatura em pedagogia, educação básicaResumen
A pesquisa em tela analisa as representações das professoras da educação básica acerca do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, investigando os desafios enfrentados ao acompanhar os estagiários da licenciatura em Pedagogia. O estudo apresenta dados que as professoras da educação básica compartilharam sobre sua atuação no processo de formação inicial dos licenciandos. Questiona-se: receber e supervisionar estagiários na sala de aula é uma opção da professora da educação básica? Qual a importância que ela atribui ao seu papel na formação dos estagiários? A professora da educação básica recebe orientações para acompanhar os estagiários? Sente-se preparada para desempenhar essa função? A investigação, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas 16 professoras da rede pública do município de Jataí-GO, que recebem e acompanham estagiários em suas salas de aula. Os dados analisados neste artigo fazem parte de uma pesquisa de mestrado concluída em 2019 e foram tratados com base na análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados revelam ausência de diálogo e planejamento conjunto entre escola e universidade, a falta de orientações específicas para acompanhar os estagiários. Apesar desses limites, a maioria das professoras entrevistadas afirmou sentir-se preparada para receber estagiários, baseando essa percepção principalmente na experiência profissional acumulada ao longo dos anos. Tal constatação reforça a importância do reconhecimento da escola como espaço de formação e das professoras da educação básica como formadoras.
Citas
REFERÊNCIAS
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