OFICINA DE FOGUETES DE GARRAFA PET: relato de experiência no PIBID/Química sobre motivação e aprendizagem no ensino médio

Autores/as

  • Paulo Henrique Silva Del Colle UEMS
  • Andreir Pereira da Silva UEMS
  • Natali Amarante da Cruz UEMS

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Foguete de garrafa PET, PIBID

Resumen

O presente estudo descreve a aplicação de uma oficina com foguetes de garrafa PET, desenvolvida no âmbito do PIBID/Química na Escola Estadual Juracy Alves Cardoso, em Naviraí-MS. O objetivo central foi investigar a eficácia da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos físicos e químicos. A metodologia incluiu atividades práticas, na construção e lançamento de foguetes; em avaliação diagnóstica e formativa, com a aplicação de questionários pré e pós-oficina; e na análise qualitativa, na observação sistemática do envolvimento discente e feedback por meio de formulários. O público-alvo consistiu em estudantes do 3º ano do Ensino Médio (turmas A e B, período matutino). Os resultados demonstraram alto índice de participação, melhoria significativa na compreensão conceitual, especialmente em tópicos como pressão, reações químicas e princípios aerodinâmicos; desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, incluindo trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Conclui-se que a abordagem prática, aliada à metodologia de projetos, não apenas facilita a assimilação dos conteúdos abordados, mas também motiva os estudantes, transformando a aprendizagem em uma experiência significativa e aplicável.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Silva Del Colle, UEMS

Acadêmico de Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com interesse em especialização e mestrado na área de educação. Possui experiência em LaTeX, iniciação científica, docência e projetos de ensino. Participou como bolsista de iniciação científica no laboratório CDTEQ - UEMS/Naviraí, atuando na área de química inorgânica. Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras em Química. Participei do projeto de ensino Revisão dos conteúdos de matemática básica para os cursos de Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Química. Atuei inicialmente como monitor voluntário e, no ano seguinte, como colaborador bolsista do mesmo projeto, promovendo reforço em matemática básica para estudantes universitários. No âmbito acadêmico, foi destaque na MOBFOG: em 2023, integrou a equipe campeã, classificada para a Jornada de Foguetes no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí-RJ; e, em 2024, conquistou a medalha de ouro na competição.

Andreir Pereira da Silva, UEMS

Acadêmico de Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com formação técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Possui certificação em Conceitos Básicos de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) e concluiu o curso de Oratória e Argumentação pela Universidade de Mato Grosso do Sul - Unidade de Naviraí (UEMS). Também obteve certificação sobre a Influência da Isomeria Óptica sobre os Efeitos Biológicos pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UEMS).Participou da 17 Mostra Brasileira de Foguetes, recebendo medalhas de prata e ouro na 18 Mostra Brasileira de Foguetes. Ministrou o minicurso "O Pequeno Astronauta: Popularização da Ciência através de Oficinas de Foguetes" na Ação de Extensão da XVI Jornada Nacional de Educação de Naviraí.Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde desenvolve práticas inovadoras e educativas no ensino de Química.

Natali Amarante da Cruz, UEMS

Doutora em Recursos Naturais-UEMS. Mestre em Recursos Naturais- PGRN UEMS, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desenvolveu Iniciação Científica com bolsa PIBIC CNPq (2012-2015). Participou do programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID (2015). Desenvolveu pesquisa na área de Síntese, Caracterização e Aplicação de materiais a base de Dióxido de Titânio pelo Método Sol-Gel, tendo como área de concentração a Química de Materiais. Pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais cerâmicos para a descontaminação de águas contaminadas por micropoluentes orgânicos.

Citas

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 245, p. 111-115, 19 dez. 2019. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=3023 Acesso em: 6 jul. 2025.

BUSS, Cristiano da Silva; MACKEDANZ, Luiz Fernando. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, v. 14, n. 3, p.122-131, 2017.

JORNADA de Foguetes - Turma 3 (2023). Produção: Moovie 237. [Barra do Piraí: s. n.], 17 ago. 2023. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Missão Orbital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pbfoaN8zQQI. Acesso em: 11 jul. 2025.

LIVE 46: Segurança em Primeiro Lugar. Gravado por João Batista Garcia Canalle. [s. l.: s. n.], 5 jul. 2020. 1 vídeo (1 h 26 min). Publicado pelo canal OBA - OBAFOG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bp6O71fHFIg&t=379s. Acesso em: 10 jul. 2025.

MONTEIRO, Heloiza Ribeiro de Sena; SOUZA, Andressa Ingrid da Silva Ramos de; MARTINS, Hellen Neves Fontineles; FARIAS, Patrícia Pilar. A importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Epistemologia e Práxis Educativa-EPEduc, v. 2, n. 2, p.60-66, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/issue/view/121/118. Acesso em: 13 jul. 2025.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUETES. Regulamento da 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes para o nível 4 – 2025. Rio de Janeiro: OBA/OBAFOG, 2025. Documento online. Disponível em: www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/downloads/REGULAMENTO%20DA%2019a%20OBAFOG%20PARA%20O%20N%C3%8DVEL%204%20-%202025-compactado.pdf. Acesso em: 11 jul. 2025.

PEREIRA, Wiviny Moreira; SANTOS, Dionísio Davi Jesus dos; NETO, João Alves de Queiroz; VALASQUES; Gisseli Souza; BARROS, Joelia Martins A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, p. 1805-1813, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/arti

cle/view/5809. Acesso em: 13 de jul. 2025.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, p.1-10, 2016. Disponível em: https://eneq2016.ufs

c.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 13 jul. 2025.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Silva Del Colle, P. H., Pereira da Silva, A., & Amarante da Cruz, N. (2025). OFICINA DE FOGUETES DE GARRAFA PET: relato de experiência no PIBID/Química sobre motivação e aprendizagem no ensino médio. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10510