OFICINA DE FOGUETES DE GARRAFA PET: relato de experiência no PIBID/Química sobre motivação e aprendizagem no ensino médio
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Foguete de garrafa PET, PIBIDResumen
O presente estudo descreve a aplicação de uma oficina com foguetes de garrafa PET, desenvolvida no âmbito do PIBID/Química na Escola Estadual Juracy Alves Cardoso, em Naviraí-MS. O objetivo central foi investigar a eficácia da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos físicos e químicos. A metodologia incluiu atividades práticas, na construção e lançamento de foguetes; em avaliação diagnóstica e formativa, com a aplicação de questionários pré e pós-oficina; e na análise qualitativa, na observação sistemática do envolvimento discente e feedback por meio de formulários. O público-alvo consistiu em estudantes do 3º ano do Ensino Médio (turmas A e B, período matutino). Os resultados demonstraram alto índice de participação, melhoria significativa na compreensão conceitual, especialmente em tópicos como pressão, reações químicas e princípios aerodinâmicos; desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, incluindo trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Conclui-se que a abordagem prática, aliada à metodologia de projetos, não apenas facilita a assimilação dos conteúdos abordados, mas também motiva os estudantes, transformando a aprendizagem em uma experiência significativa e aplicável.
Citas
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