RODA DE CONVERSA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

Palabras clave:

Roda de conversa, Formação Continuada, Docentes

Resumen

O presente texto tem como finalidade apresentar uma proposta de formação continuada desenvolvida no ano de 2024, em uma escola pública municipal localizada no município de Mundo Novo, estado de Mato Grosso do Sul. A instituição atende aproximadamente 720 alunos, distribuídos em três turnos. No período matutino e vespertino, contempla turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e no período noturno oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 1º ao 9º ano.

No início do ano letivo, durante uma reunião envolvendo professores, equipe pedagógica, direção e coordenação, foi identificada a necessidade de uma ação formativa mais alinhada às necessidades práticas e reais da equipe docente. A partir dessa escuta, optou-se pela implementação das rodas de conversa como estratégia de formação continuada. Esta metodologia foi escolhida por seu caráter dinâmico, dialógico e colaborativo, permitindo que todos compartilhassem suas vivências, saberes e desafios, com mediação de especialistas convidados.

Ao longo do ano, foram realizados quatro encontros, todos com a presença de um mediador com domínio na temática abordada. Este, conduziram as discussões, promoveram reflexões e apoiaram os professores na elaboração de materiais e propostas pedagógicas. Ao término de cada roda de conversa, os participantes realizaram uma avaliação, que não apenas aferia o nível de satisfação, mas também indicava os temas de maior interesse para os próximos encontros.

Essa iniciativa contribuiu para o fortalecimento da prática pedagógica, construção coletiva de saberes e alinhamento de ações entre os profissionais da escola, promovendo melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

 

 

 

Biografía del autor/a

Júnias Belmont Alves, Escola Estadual Marechal Rondon

Professora na rede estadual de MS

Orientadora Educacional na rede municipal.

Diretora da escola Estadual marechal Rondon

Citas

BORBA, Ellem Rudijane A Leitura Deleite e suas contribuições para a Cultura do Livro. Disponível em: file:///C:/Users/UEMS82180/Downloads/brunomarcelino,+Ellem+Rudijane+Borba.pdf. Acesso em 16 de junho de 2025.

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WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Alves, J. B. (2025). RODA DE CONVERSA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10490