POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: um Caminho para a Equidade e Inclusão no Ensino Superior Brasileiro
Palabras clave:
Assistência Estudantil, Equidade Educacional, Permanência no ensino superiorResumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a intersecção entre e Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Plano Nacional de Educação (PNE) podem influenciar as políticas educacionais futuras, utilizando uma abordagem qualitativa e pesquisa documental. A temática revela a importância da PNAES no contexto atual da educação superior, principalmente pela crescente desigualdade social e tramitação do novo PNE 2024-2034. A análise indica que, apesar das diretrizes promissoras da PNAES, há a necessidade de políticas institucionais mais robustas para garantir sua efetividade. As conclusões enfatizam uma análise crítica e a urgência de uma assistência estudantil mais capacitada e inclusiva, que consiga abarcar todos os perfis, culturas e as novas demandas, essencial para garantir que todos os estudantes tenham condições de permanecer e concluir seus estudos com êxito.
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