O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NA REE/MS

Authors

  • Carla Regina de Souza Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Raianny Ribeiro Albuquerque Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Currículo Referencial de Mato Grosso do Sul. Projeto de vida. Semântica.

Abstract

Este trabalho resulta da pesquisa de IC que analisou como o “projeto de vida” na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) se tornou viável a partir da articulação das propostas dos materiais didáticos disponibilizados pelo PNLD (2021) com o “protagonismo juvenil” delineado na Resolução/SED MS n. 4.113 de dezembro de 2022. Recorreu-se à pesquisa documental para a coleta de dados e para a análise, o uso do núcleo de significação (AGUIAR; ORZELLA, 2013) e contribuições da Semântica Argumentativa. Apreendeu-se que o Estado delegou ao estudante o dever de ser “bem-sucedido” ou não em sua trajetória de vida, pois o discurso oficial entende o “protagonismo juvenil” como a capacidade do jovem de, diante de problemas que afetam a sociedade (protagonismo comunitário) e a ele particularmente, dimensionar as dificuldades, vislumbrar alternativas de solução e agir, uma vez que o envolvimento orgânico entre estudante e escola oportunizou tal processo.

References

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da S; DOURADO, Luiz Fernandes (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

AGUIAR, Wanda Machado Junqueira de, SOARES, Júlio Ribeiro, & MACHADO, Virgínia Campos . Núcleo de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Caderno de Pesquisa 45 (155), jan-mar 2015. Disponível em https://doi.org/10.1590/198053142818. Acesso em dez 2021.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: FAPERJ; Autêntica, 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n.4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP n.2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP n.15/2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 242, p.120, 18 dez 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n.3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, atendendo aos dispositivos da Lei n. 13.415/2017 e o Parecer CNE/CEB n.3/2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.21-24, 22 nov. 2018.

FRAIMAN, Leonardo de Perwin. Pensar, sentir e agir: Ensino Médio. vol. único. São Paulo: FTD, 2020.

KOCH, Ingedore. V.; ELIAS, Vanda. M. Escrever e Argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, Ingedore. V. G. Argumentação e linguagem. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, Ingedore. V. G A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1997.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Resolução/SED n.4113 de 13 de dezembro de 2022. Dispõe sobre a organização curricular e o regime por etapas do ensino fundamental e do Ensino Médio nas Unidades Escolares da Rede Estadual. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOEMS): n.11.013, Campo Grande, MS, p.16-51, 14 dez. 2022.

Published

2023-12-06

How to Cite

Figueiredo, C. R. de S., & Ribeiro Albuquerque, R. (2023). O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NA REE/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8990