SINDICALISMO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL E A REDEMOCRATIZAÇÃO APÓS 1988

Authors

  • ONIVAN DE LIMA CORREA Professor da Rede Estadual de Ensino de MS
  • Josefa dos Santos Silva Universidade Estadual de MS - UEMS- Campo Grande

Keywords:

Sindicalismo docente, redemocratização, política educacional

Abstract

O presente Artigo é fruto de duas pesquisas: Tese de Doutorado com o título “Atuação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) na Política de Valorização dos Docentes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2013 - 2019)”. O trabalho de pesquisa encerrou em 2022. Além da tese o artigo é fruto da Dissertação com o título “Estado Democrático” o trabalho já foi qualificado e até final de 2023 ocorrerá a defesa no programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. Ambas as pesquisas abordam sobre o Movimento Sindical e o processo de redemocratização do estado brasileiro. O Movimento Sindical da educação pública de Mato Grosso do Sul tem uma organização que conta com Sindicatos que representam cada Município que recebem o nome de Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, que em alguns lugares tem a sigla SIMTED e em outros SINTED. Como representação estadual tem-se a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) que recebe a filiação desses Sindicatos Municipais. Os sindicatos contam com a filiação de professores e administrativos da educação básica das escolas municipais e estaduais. Na luta em defesa da Educação pública e pela Valorização dos Profissionais da Educação a FETEMS constrói a sua história e organiza os trabalhadores em educação. Há necessidade de pesquisas e produções que registram e faça uma análise do papel do sindicalismo docente frente ao movimento sindical e da defesa da redemocratização do estado brasileiro e do avanço das políticas educacionais.  Adota-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a documental. Constata-se, que o Movimento Sindical, o sindicalismo docente atuou ativamente para garantir a materialização da política de valorização docente e da redemocratização por meio das atividades de formação sindical, mobilizações, assembleias, panfletagens, produção de material para as aulas de cidadania, realizações de conferências, congressos, audiências públicas e outras.

References

BIASOTTO, Wilson Valentim. TETILA, José Laerte Cecílio. O Movimento Reivindicatório do magistério público estadual de Mato Grosso do Sul: 1978 -1988. UFMS, 1991.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996.D.O.U de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação-PNE. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Lei nº13.005, de 25 de junho de 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Sentidos da educação na Constituição Federal de 1988. RBPAE - v. 29, n.2, p. 195-206, mai/ago. 2013.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. História e Conquistas. Disponível em: <https://www.fetems.org.br/Institucional/conquista/menu:2/submenu:2/>. Acessado em: 12 de març de 2021.

MATO GROSSO DO SUL, Lei nº 4.621, de 22 de dezembro de 2014. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEEMS). Aprova o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Mato Grosso do Sul, 2014.

SAVIANI, Dermeval. et al. 3. ed. O legado da educação do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2014.

Published

2023-12-06

How to Cite

CORREA, O. D. L., & Josefa dos Santos Silva. (2023). SINDICALISMO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL E A REDEMOCRATIZAÇÃO APÓS 1988. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8960