PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS): contributos dos psicólogos para o trabalho docente

Authors

  • Carla Renata Capilé Silva IFMS/UFGD
  • Andreia Nunes Militão UEMS/UFGD

Keywords:

Profissionais da educação, psicólogo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Políticas Docentes, Trabalho Docente

Abstract

RESUMO: O presente trabalho inscrito no campo da formação de professores tem como objetivo problematizar os rebatimentos da inserção de profissionais da educação para/no trabalho docente, mais especificamente propõe-se analisar os contributos da atuação de psicólogos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as contribuições deste profissional na área de formação de professores e demais processos educativos. Argumenta-se que a inserção de profissionais externos ao quadro do magistério, notadamente, psicólogos e assistentes sociais, nas escolas de educação básica podem incidir de forma positiva em todos envolvidos no sistema educacional. Para realização do estudo, utilizou-se da metodologia de natureza qualitativa, com aporte na pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Conclui-se que a atuação destes profissionais no espaço escolar, possibilita (re)pensar práticas que auxiliem no processo educacional e no desenvolvimento de todos os profissionais da educação, porém, o trabalho deve ser construído de forma coletiva e colaborativa.

Author Biography

Andreia Nunes Militão, UEMS/UFGD

Professora nos cursos de Pedagogia e de Letras (hab. Português e Espanhol) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Published

2023-12-06

How to Cite

Capilé Silva, C. R., & Nunes Militão, A. (2023). PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS): contributos dos psicólogos para o trabalho docente. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8932

Issue

Section

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)