ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

um relato sobre experiências, memórias e formação docente

Authors

  • Ellen Kauane Rutes UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Estágio Supervisionado em Docência, Pandemia, Relato de experiência

Abstract

RESUMO: O presente trabalho tem objetivo compartilhar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, nos anos de 2020 e 2021, durante o terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no estado do Paraná, no decorrer do isolamento social, em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus. Diante disso, a articulação entre universidade e a escola contribuiu para a formação docente na Educação Infantil em contexto pandêmico, o resultado da formação proporcionada pelo estágio permeou entre os desafios e as possibilidades de trabalho pelo meio digital, bem como apreender sobre os elementos constitutivos para o planejamento, como o registro, as memórias e avaliação docente nessa etapa de educação, a qual necessita de especificidade no trabalho dos professores e ainda na construção da identidade, articulando também o cuidar com o educar, conforme a legislação vigente, nesse sentido a formação docente durante o desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório auxiliou na construção de saberes do campo da teoria e prática, em tempos de pandemia para acadêmicos universitários e  professores em construção. Além disso, demostrou que o trabalho com bebês na Educação Infantil no campo de estágio, não foi possível de ser realizado dado a conjuntura de preservação a saúde e a vida.

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Published

2023-12-06

How to Cite

Rutes, E. K. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato sobre experiências, memórias e formação docente . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8853