A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DO ENFOQUE COLABORATIVO E SOB A ÓTICA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE
Abstract
Este trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer as concepções dos docentes sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo visando uma formação dialógica, segundo Paulo Freire. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, observação e análise documental, buscamos compreender se a formação continuada com enfoque colaborativo propicia mudança de concepções dos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI). Tomamos como sujeitos os docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, atuantes no EMI. Como objetivo geral analisamos as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica. O processo formativo proposto e aplicado consistiu num curso de extensão organizado em cinco encontros online síncronos e interações assíncronas por meio de redes sociais. Cada encontro teve uma temática específica e contou com a participação de convidados, além da mediadora, visando variar e substanciar mais as discussões propostas. Sob o enfoque colaborativo, as atividades priorizaram dinâmicas de grupos e trocas de experiências e saberes entre os cursistas, tendo a mediadora um papel de organizadora das ações propostas. Este estudo partiu do entendimento que a EPT traz em si algumas especificidades e que a formação docente sob a ótica dialógica possibilita mudança de concepções.Downloads
Published
2021-07-11
How to Cite
SOUZA, A. C. O., & SANAVRIA, C. Z. (2021). A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DO ENFOQUE COLABORATIVO E SOB A ÓTICA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7507
Issue
Section
I. Formação de Professores