OS DESAFIOS E CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA PRÁTICA DE ENSINO: ENSINO SUPERIOR E MESTRE-ESCOLA
Abstract
Este artigo objetiva descrever a formação de professores e compreender a prática docente. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como principal foco os professores de ensino superior e mestre-escola1, levando em consideração sua formação inicial e continuada. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo, onde utilizou-se da técnica de questionário como fonte da coleta de dados, aplicados em dois professores, sendo, um professor universitário e um professor mestre-escola. A revisão bibliográfica incluí autores como: Alvez e Oliveira (S/D), Cunha (1989), Charlot e Silva (2010), Carvalho (2018), Lüdke (2001), Libâneo (1998), Silva (2013), SILVA (2002), Severino (2008), Veiga (2006, 2010, 2014) e Zabalza (2004). Foi constatado que é essencial que o processo de formação continuada de professores seja realizada de forma sistemática para que estes possam desempanar com qualidade a mediação docente no enfrentamento dos desafios da prática pedagógica.
1Professor mestre-escola, nome no qual Charlot e Silva (2010) vem designando como um professor de ensino fundamental e médio.