NARRATIVAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS
Abstract
Este trabalho sobre Educação Ambiental com a temática água no cotidiano social, envolve crianças de 8 e 9 anos de idade, de uma turma do 3º ano de uma escola pública no município de Campo Grande-MS, traz como objetivo, refletir sobre as contribuições da pesquisa Narrativa em Educação, como opção metodológica, com o intuito de proporcionar aos sujeitos a problematização e o entendimento, sobretudo a reflexão sobre a prática docente através de diferentes instrumentos. O pressuposto teórico busca fundamento na história da Escola Pública, para entender a Organização do Trabalho Didático e sua relação à formação dos educadores. Com base nos fundamentos anunciados que engendramos em Paulo Freire (1921-1997), os Temas Geradores forjados da problematização advinda dos educandos, refletindo a importância da água com relação à vida. A narrativa permitiu a reflexão dos alunos com relação à educação ambiental, mas, sobretudo a reflexão sobre a prática docente com relação à “organização do trabalho didático” de sua prática pedagógica com relação à proposta propiciou aos professores a possibilidade de se aplicar um ensino aos estudantes que não se limite aos recursos didáticos dominantes nas escolas, tais como livros didáticos, lousa, giz ou canetão, mas ofereceu por meio da narrativa, associada às tecnologias da informação o conhecimento aos educandos sobre o uso consciente da água, importante recurso natural para manutenção da vida no planeta Terra.