ADORNO E HORKHEIMER: VIVÊNCIAS E RELATOS EXPERENCIADOS EM UMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA.
Abstract
A aproximação ao conhecimento clássico, a cultura erudita e as relevantes discussões a respeito da massificação da informação, destacando a baixa qualidade da comunicação contemporânea, as referências espúrias que permeiam a sociedade da agilidade, do consumismo e da volatilidade de ideias permitiram analisar como uma escola pública do interior paulista lidou com o acesso de crianças a espaços considerados exclusivos ao bom gosto, ao senso estético e ao comportamento elitizado de tratamento ao que é belo. Neste sentido, buscou-se dialogar com a equipe gestora, a fim de proporcionar a crianças de baixa renda aulas passeios a espaços como museu, pinacoteca, cinema, que lhes são negados em sua rotina. Propôs-se a experiência de identificar o que é rotineiro na vida destes estudantes e aquilo que lhes agrada. O objetivo desta vivência foi conhecer e propiciar aos jovens momentos de acesso a arte clássica. De modo que, ao final concluiu-se que diferente do achismo advindo do reforçar o que é usual, as crianças estão abertas ao desconhecido e opinam com veemência a respeito daquilo que lhes parece ou não interessante.