TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DISCURSO COLETIVO
Abstract
A estruturação da educação está baseada em como a sociedade e a cultura de cada época se organizam e se estabelecem. Sendo assim, a evolução das tecnologias que tanto afetou e afeta a sociedade de um modo geral não poderia ter deixado de impactar a educação e a maneira de como os processos de ensinar e aprender são realizados. Diante dessas transformações, esta pesquisa em andamento procura compreender como os licenciandos do curso de Matemática da UFGD pensam o uso das tecnologias digitais como ferramentas educacionais, bem como compreender a contribuição das mesmas para essa futura cultura docente. É notória a necessidade de aliar metodologias e tecnologias, pois, somente assim, podemos ter uma aula proveitosa com tal recurso. Portanto, é importante compreender como os atuais e futuros educadores pretendem usá-las. Pensando nisto, foi realizada uma pesquisa com uma turma de Informática na Educação Matemática da UFGD, a qual tinha nove alunos matriculados. Como ferramenta de coleta de dados, criamos um questionário semiaberto, contendo sete questões de múltipla escolha, as quais permitiram que pudéssemos traçar o perfil dos entrevistados, e três questões dissertativas. Os questionários foram enviados via google drive, para que os sujeitos se sentissem mais a vontade ao responder as questões e tivessem mais liberdade de se expressar contribuindo efetivamente com a pesquisa, visto que as respostas são totalmente anônimas. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, não temos a intenção de quantificar dados, mas sim analisar as informações coletadas, para que, desta forma, possamos compreender o que fala o coletivo. Aliados a esta ânsia, buscamos no Discurso do Sujeito Coletivo uma proposta de analise de dados. Esperamos com esta pesquisa, sanar as nossas inquietações sobre como os licenciando percebem o uso das Tecnologias digitais em sala de aula, bem como compreender as estratégias que pretendem traçar para utilizá-las.