SER PROFESSOR/A INICIANTE: REFLEXÕES SOBRE SUA IDENTIDADE E ESPECIFICIDADES
Abstract
O presente texto tem o objetivo de suscitar reflexões acerca da identidade e algumas especificidades de ser professor/a iniciante por meio de um diálogo com pesquisadores/as que discutem na atualidade a diversidade do referido tema, como André (2012), Candau (2014), Contreras (2002), Cunha e Veiga (1997), Gómez (1998), Gama e Terrazzan (2012), Imbernón (2004), Pimenta (2002), Tardif (2002), Veiga (2008), entre outros. Aponta também questões do trabalho docente e a formação de professore/as no ensejo do contexto tanto social quanto cultural dos problemas que a escola enfrenta hoje e, salienta que essa transformação afeta diretamente na sua identidade profissional. Dessa forma, o texto traz reflexões acerca da identidade e suas especificidades que se quer o/a professor/a iniciante em sua formação e trabalho docente, sendo, este uma construção, permeando saberes constitutivos, implicando consciência, compreensão e conhecimento estabelecendo assim, a reflexibilidade e, com ela, uma perspectiva emancipatória da profissão. Apresenta além do diálogo com pesquisadores/as acima mencionado, “a voz” de uma professora iniciante neste processo de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul, narrando suas conquistas, desafios, interesses, angustias e esperança professoral. Emerge de uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada para compor a temática em questão. Sublinha a formação para a docência em uma busca constante diante das dificuldades e, está ligada a um conjunto de atuações, e apoios necessários, sendo estes elementos que constituem o específico de ser professor/a. E, nessa perspectiva assume o papel que transcende o ensino, de uma mera atualização científica, pedagógica que se transforma na possibilidade de criar espaços de participação, reflexão e formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder conviver com a mudança e a incerteza.