PROFESSORA, EU JÁ ME SINTO PROFESSOR! UM RELATO SOBRE DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Trata-se do relato de experiência de uma parceria entre a Universidade de Brasília-UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal-DF, sob a perspectiva de ambas as instituições, visando apresentar ações docentes, discentes e administrativas no âmbito do estágio supervisionado de Português, desde seu planejamento às ações didático-pedagógicas inseridas no contexto da universidade e escolas parceiras, tendo como escopo a formação do professor ancorada na relação teoria e prática que evidencia o protagonismo do licenciando. Busca-se compartilhar uma experiência exitosa de formação inicial de professores, evidenciar o diálogo entre as instâncias parceiras e apresentar a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de teoria e prática aos professores em formação, intencionando contribuir para a formação de professores preparados para refletir criticamente sobre sua prática e para propor e executar ações coerentes com a consciência linguística crítica. Assim, são apresentados cursos de extensão ofertados pela Disciplina “Estágio Supervisionado” aos alunos do Ensino Médio do DF, relacionando a prática pedagógica dos licenciandos com a expectativa dos estudantes de ampliar leituras e redigir com competência as provas de processos seletivos. O curso permite ao licenciando construir uma prática eficaz no ensino de Português e desenvolver habilidades que contemplem a aquisição de conhecimentos, o espírito científico, a capacidade de reflexão e de utilizar esses conhecimentos para aperfeiçoar sua prática pedagógica, e oportuniza ao estudante receber gratuitamente um ensino de qualidade em leitura e produção textual.