PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA: no período pós-guerra cível

Authors

  • Meire Helen dos Santos Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Laura Vasconcelos de Souza FAED/UFGD
  • Kellcia Rezende Souza UFGD

Keywords:

formação de professores, políticas educacionais;, Angola

Abstract

Esta pesquisa, desenvolvida durante a graduação em Pedagogia, objetiva:
Analisar a produção científica sobre a política de formação de professores, da educação
básica em Angola, com recorte temporal do pós-guerra civil, que se consolida após a
promulgação da Constituição da República, no ano de 2010 até o que tem sido produzido em
2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo por percurso metodológico, a pesquisa
bibliográfica, utilizando a plataforma “Open Access Scientific Information System" (Sistema de
Informação Científica de Acesso Aberto), iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em
Ciência e Tecnologia (Ibict) Oásis Brasil. Os descritores de buscas utilizados: “formação de
professores” AND “Angola”, “políticas educacionais” AND “Angola”, e “educação em Angola”
AND “pós-guerra”. A análise foi realizada por conteúdo resultando em três categorias. Foram
analisadas 11 produções científicas; três dissertações e três, uma tese e sete artigos. Os
trabalhos selecionados e analisados mostram que a literatura acadêmica, artigos,
dissertações e teses abordam os avanços normativos, como a criação do Subsistema
Nacional de Formação de Professores, e os desafios persistentes. Autores como Alfredo e
Chimuco e Pacheco (2023) destacam os marcos legais, já Rodrigues (2019) e Moreira (2021)
apontam para a infraestrutura precária e desigualdades regionais através de pesquisa de
campo e dados secundários. Pacheco; Freitas (2020) e Costa (2020) criticam a
descontextualização curricular e a baixa valorização docente através de estudos de casos
etnográficos. Concluindo que, apesar dos avanços legais, a efetividade das políticas depende
da superação de desafios estruturais e da valorização profissional.

Author Biographies

Meire Helen dos Santos Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), é discente regularmente matriculada no curso de Doutorado  da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Co orientadora de graduação.

Laura Vasconcelos de Souza, FAED/UFGD

Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), é discente regularmente matriculada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Kellcia Rezende Souza, UFGD

Doutora, Professora da UFGD.

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jul. 2025.

Published

2025-12-05

How to Cite

Helen dos Santos Lima, M., Vasconcelos de Souza, L., & Rezende Souza, K. (2025). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA: no período pós-guerra cível . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10630