A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA FREIRIANA

Authors

  • Odete da Silva UFGD
  • Fabio Perboni UFGD

Keywords:

Gestão Escolar Paulo Freire Gestão Democrática

Abstract

O presente trabalho consiste em um recorte da dissertação de mestrado que investigou as práticas de gestão nas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino no município de Dourados/MS, adota-se a abordagem qualitativa, por possibilitar uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de gestão nas escolas analisadas. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e entrevistas semiestruturas com diretores das escolas participantes, assim como a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), com foco na abordagem da gestão democrática. Compreender que a gestão democrática exerce papel fundamental para que a democracia prevaleça em âmbito educacional e também social. Concluímos que na perspectiva Freiriana não é possível uma educação emancipatória em contextos autoritários, sem a participação de todos sujeitos envolvidos.

Author Biographies

Odete da Silva, UFGD

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2023-2025). Graduada em Pedagogia(2019-2023) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi Bolsista do Projeto de Ensino Paulo Freire (2021) O Projeto de Ensino denominado ?Paulo Freire: contribuições teóricas e práticas para a formação de professores? propõe-se a apresentar a vida e a obra de Paulo Freire, refletindo sobre a atualidade do pensamento freiriano para o campo educacional, notadamente suas contribuições para a formação de professores. Apresentei a pesquisa de conclusão de curso de título "Gestão Democrática na Perspectiva de Paulo Freire" em 2022. Tem como interesse de pesquisa concepções das políticas educacionais e Gestão com viés Freiriano. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF),membrodo Grupo de Estudos e Pesquisas Estado,Política e Gestão da Educação (GEPEG), associada a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope)

Fabio Perboni, UFGD

Realizou estágio pós doutoral na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em 2020. Doutorado em Educação UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), Graduação em Pedagogia UNILAGO / UFSCar (2011), Graduação em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Ocupou a função de coordenador do Curso de Pedagogia (2021-2023) e Coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional (2019-2022) e de Vice Coordenador Estadual ANFOPE-MS 2021-2022). Atualmente ocupa a função de coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED/UFGD. (2024-2027) Está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao Programa de Pós-Graduação da mesma instituição, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Orientou 15 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. É editor da Horizontes Revista de Educação (2018-2025). Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Políticas Educacionais, Planejamento Educacional, Gestão Educacional e Avaliação Educacional. (

References

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Published

2025-12-05

How to Cite

da Silva, O., & Fabio Perboni. (2025). A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA FREIRIANA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10626