A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA FREIRIANA
Keywords:
Gestão Escolar Paulo Freire Gestão DemocráticaAbstract
O presente trabalho consiste em um recorte da dissertação de mestrado que investigou as práticas de gestão nas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino no município de Dourados/MS, adota-se a abordagem qualitativa, por possibilitar uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de gestão nas escolas analisadas. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e entrevistas semiestruturas com diretores das escolas participantes, assim como a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), com foco na abordagem da gestão democrática. Compreender que a gestão democrática exerce papel fundamental para que a democracia prevaleça em âmbito educacional e também social. Concluímos que na perspectiva Freiriana não é possível uma educação emancipatória em contextos autoritários, sem a participação de todos sujeitos envolvidos.
References
Brasil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivill_03/_Ato2011/2014/2014/L13005.html
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Dourado, Luiz Fernandes (2008). Gestão democrática da educação: desafios e perspectivas. Cadernos Cedes, 28(76), 327-344.
Freire, Paulo. A educação na cidade. Prefacio de Moacir Gadotti e Caros Alberto Torres; notas de Vicente Chel5. Ed. São Paulo, Cortez, 2001.
Gonsalves, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP> Alinea, 2001.
Libâneo, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora. 2015.
Paro, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Intermeios, 2018. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/wp content/uploads/2019/10/Qualidade-do-ensino-a-contribuicao-dos-pais-2. - ed..pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
Paula, Ana Paula Pães de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Era Debate, v. 45, n. 1, p. 36-49, jan./mar. 2005.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23.ed. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
Brasil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivill_03/_Ato2011/2014/2014/L13005.html
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Dourado, Luiz Fernandes (2008). Gestão democrática da educação: desafios e perspectivas. Cadernos Cedes, 28(76), 327-344.
Freire, Paulo. A educação na cidade. Prefacio de Moacir Gadotti e Caros Alberto Torres; notas de Vicente Chel5. Ed. São Paulo, Cortez, 2001.
Gonsalves, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP> Alinea, 2001.
Libâneo, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora. 2015.
Paro, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Intermeios, 2018. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/wp content/uploads/2019/10/Qualidade-do-ensino-a-contribuicao-dos-pais-2. - ed..pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
Paula, Ana Paula Pães de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Era Debate, v. 45, n. 1, p. 36-49, jan./mar. 2005.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23.ed. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.