MENTALIDADES MATEMÁTICAS: formação continuada no ensino da matemática na Educação Infantil no município de Naviraí-MS
Keywords:
conhecimento matemático, Educação infantil, formação continuadaAbstract
O presente trabalho é fruto da experiência vivenciada pela primeira autora, professora da Educação Infantil, nas turmas de Jardim II e III (crianças de 4 e 5 anos), em articulação com a formação continuada intitulada Mentalidades Matemáticas, realizada na rede municipal de ensino do município de Naviraí-MS. A pesquisa propõe uma reflexão, com base em resultados de investigações anteriores, sobre o crescente interesse pela formação continuada de professores pedagogos na área de Matemática. Tal interesse decorre da insuficiência de espaço e tempo dedicados ao ensino de conteúdos matemáticos durante a formação inicial desses profissionais. O estudo busca, por meio da revisão bibliográfica e das experiências práticas da autora, evidenciar a relevância da formação continuada na área de concentração da Educação Matemática. Nos relatos reflexivos da formação, destaca-se uma mudança significativa na postura da professora ao proporcionar às crianças um ambiente mais confiante e exploratório para o aprendizado de conceitos matemáticos, resultado direto do apoio oferecido pela formação continuada.
Palavras-chave: conhecimento matemático; educação infantil; formação continuada.
References
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