MENTALIDADES MATEMÁTICAS: formação continuada no ensino da matemática na Educação Infantil no município de Naviraí-MS

Authors

  • Luciene Sousa Basso UFMS
  • Fabiana de Rodrigues dos Santos UFGD
  • Andreia Cristina de Sena Santana Zucca UFGD

Keywords:

conhecimento matemático, Educação infantil, formação continuada

Abstract

O presente trabalho é fruto da experiência vivenciada pela primeira autora, professora da Educação Infantil, nas turmas de Jardim II e III (crianças de 4 e 5 anos), em articulação com a formação continuada intitulada Mentalidades Matemáticas, realizada na rede municipal de ensino do município de Naviraí-MS. A pesquisa propõe uma reflexão, com base em resultados de investigações anteriores, sobre o crescente interesse pela formação continuada de professores pedagogos na área de Matemática. Tal interesse decorre da insuficiência de espaço e tempo dedicados ao ensino de conteúdos matemáticos durante a formação inicial desses profissionais.  O estudo busca, por meio da revisão bibliográfica e das experiências práticas da autora, evidenciar a relevância da formação continuada na área de concentração da Educação Matemática. Nos relatos reflexivos da formação, destaca-se uma mudança significativa na postura da professora ao proporcionar às crianças um ambiente mais confiante e exploratório para o aprendizado de conceitos matemáticos, resultado direto do apoio oferecido pela formação continuada. 

Palavras-chave: conhecimento matemático; educação infantil; formação continuada. 

Author Biographies

Luciene Sousa Basso, UFMS

Professora da Rede de Ensino de Naviraí. Graduação em Letras (Finav-2009), Pedagogia (UFMS-2013), Mestra em Educação Matemática (UFMS-2022)

Fabiana de Rodrigues dos Santos, UFGD

fabianarodriguesbressa@gmail.com

Andreia Cristina de Sena Santana Zucca, UFGD

References

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em: 10 jul. 2025.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; YAMASHIRO, Carla Regina Calone. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Série-Estudos, Campo Grande, MS, n. 37, p. 187–199, jan./jun. 2014. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serieestudos/article/view/760/624. Acesso em: 24 abr. 2025.

SANSOLOTTI, Simone Oliveira; COELHO, Marcus Nascimento. O conceito de formação continuada e a sua concepção de acordo com Imbernón, Nóvoa e Libâneo. Avanços & Olhares, n. 3, Barra do Garças, MT, 2019. Disponível em: https://revista.institutoiesa.com/arquivos/182. Acesso em: 27 abr. 2025.

SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TORTORA, Evandro; SANDER, Giovana Pereira; PIROLA, Antonio Nelson. Um estudo sobre as atitudes em relação à matemática com alunos do curso de Pedagogia. Curitiba-PR, XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 13p., 18 a 21 de julho de 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/2462_1708_ID.pdf. Acesso em: 20 jul. 2025.

Published

2025-12-05

How to Cite

Sousa Basso, L., de Rodrigues dos Santos, F., & Cristina de Sena Santana Zucca, A. (2025). MENTALIDADES MATEMÁTICAS: formação continuada no ensino da matemática na Educação Infantil no município de Naviraí-MS . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10624