A FORMAÇÃO DOCENTE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS-MS (2015-2024): avanços e desafios

Authors

Keywords:

Formação docente, Políticas Educacionais, Plano Municipal de Educação

Abstract

Este artigo analisa os avanços e desafios relacionados à formação docente previstos no Plano Municipal de Educação (PME) de Dourados-MS, no período de 2015 a 2024. Tendo como referência as metas 15 e 16 do PME, que tratam da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério, buscou-se compreender o grau de implementação das diretrizes propostas, bem como os entraves enfrentados no contexto local. A metodologia adotada baseia-se na análise documental e na revisão de literatura, com foco em fontes oficiais, legislações e pesquisas acadêmicas relacionadas à temática. Os resultados indicam que, embora tenham ocorrido avanços em termos de parcerias com instituições de ensino superior e na oferta de ações formativas, persistem desafios significativos, tais como a descontinuidade de políticas e a ausência de mecanismos efetivos de acompanhamento e avaliação das metas e seus indicadores. Conclui-se que a formação docente, enquanto eixo estruturante da qualidade educacional, requer compromisso político, investimento contínuo e maior articulação entre os diferentes atores e instâncias educacionais.

Author Biographies

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Cristina Fátima Pires Ávila Santana, SEMED

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente, Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, exercendo a função de Coordenadora da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (CMMA-PME); Coordenadora adjunta da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMA-PMPI); ainda, técnica administrativa do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); Neuropsicopedagoga Clínica.

References

ARANDA, Maria Alice de Miranda; VIEGAS, Elis Regina dos Santos; BARCELOS, Fabiany dos Santos. Planejamento como atividade inerente da Gestão educacional: características dos Planos Municipais de Educação do Sul de MS. J. Pol. Educ-s [online]. 2024, v.18, e92555. Epub 08-Abr-2024. https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92555.

ADRIÃO, Theresa. Empresariamento da educação: novo padrão de regulação da política educacional brasileira. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 8-28, maio/ago. 2018.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 121, p. 1–6, 26 jun. 2014.

DOURADOS. Lei n. 3.904, de 23 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação de Dourados-MS, para o decênio 2015–2025 e dá outras providências. Diário Oficial de Dourados, Dourados, MS, 24 jun. 2015. Disponível em: https://www.dourados.ms.gov.br. Acesso em: jun. 2025.

GATTI, Bernadete A. A formação continuada de professores e a prática docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 13-24, jan./abr. 2010.

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 4.621, de 19 de dezembro de 2014. Institui o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – PEE/MS, para o decênio 2014–2024. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 22 dez. 2014. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/planejamento/pee. Acesso em: jun. 2025.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reconfiguração da profissão docente: entre a proletarização e a profissionalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1145-1172, out. 2007.

SANTANA, Cristina Fátima Pires Ávila. A política de formação continuada de professores e a sua relação com os tópicos da avaliação de desempenho – Prova Brasil. 2011. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS: UFGD, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

VIEGAS, Elis Regina dos Santos. O mercado da formação continuada de professores no Brasil: a presença do empresariamento social privado. 2019. 328f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS: UFGD, 2019.

VIEGAS, Elis Regina dos Santos. Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados-MS. 2014. 275f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS: UFGD, 2014.

Published

2025-12-05

How to Cite

Viegas, E. R. dos S., & Cristina Fátima Pires Ávila Santana. (2025). A FORMAÇÃO DOCENTE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS-MS (2015-2024): avanços e desafios. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10620