CONSTRUINDO MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA JORNADA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Fabiana Santos Gemed
  • Andréia Cristina de Sena Santana Zucca Gerência Municpal de Educação de Naviraí
  • Luciene Souza Basso Gerência Municpal de Educação de Naviraí

Keywords:

Palavras-chave: formação de professores, ensino de matemática, práticas pedagógicas

Abstract

RESUMO: O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar reflexões e práticas realizadas na imersão do curso Mentalidades Matemáticas. O curso foi oferecido em parceira entre o Itaú Social, o Instituo Sidarta e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB). A formação convidou os participantes a repensar concepções sobre o ensino da Matemática, ampliando o olhar para novas abordagens e estratégias. A partir dessa perspectiva, o curso desafiou os educadores a enxergar a matemática de forma mais acessível, significativa e conectada à realidade das crianças, incentivando a apresentação desse novo entendimento nas práticas pedagógicas. A abordagem inovadora do curso Mentalidades Matemáticas baseia-se em pressupostos teóricos como o pensamento flexível, a valorização do erro como parte do processo de aprendizagem e o incentivo à colaboração. Tomando como ponto de partida as atividades práticas, discussões em grupo e a leitura de autores como Jo Boaler e estudos na área da neurociência. O curso possibilitou ressignificar a forma como a matemática é ensinada e aprendida, promovendo uma mudança significativa na atuação pedagógica dos participantes. Este relato busca contribuir com outros profissionais da educação interessados em promover uma prática mais significativa no ensino da matemática.

 

Author Biographies

Fabiana Santos, Gemed

Graduada em Letras, Normal Superior e Pedagogia. Mestre e doutora em Educação pela UFGD-FAED.

Andréia Cristina de Sena Santana Zucca, Gerência Municpal de Educação de Naviraí

Graduada em Pedagogia e Química. Mestrado em Educação - UFGD-FAED. Atua como coordenadora pedagógica na Gerência Municipal de Educação de Naviraí. Professora concursada na etapa da Educação Infantil, com 20 horas.

 

Luciene Souza Basso, Gerência Municpal de Educação de Naviraí

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFMS campus de Campo Grande.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular — Educação é a Base. Brasília: MEC, 2017, p. 40.

BOALER, Jo. Mathematical Mindsets: Unleashing Students’ Potential through Creative Math, Inspiring Messages and Innovative Teaching. San Francisco: Jossey-Bass, 2015.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

KAMII, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 3. ed., 2003 [reimpressão de 2000].

Published

2025-12-05

How to Cite

Santos, F., de Sena Santana Zucca, A. C., & Souza Basso, L. (2025). CONSTRUINDO MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA JORNADA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10613