CONSTRUINDO MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA JORNADA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Keywords:
Palavras-chave: formação de professores, ensino de matemática, práticas pedagógicasAbstract
RESUMO: O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar reflexões e práticas realizadas na imersão do curso Mentalidades Matemáticas. O curso foi oferecido em parceira entre o Itaú Social, o Instituo Sidarta e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB). A formação convidou os participantes a repensar concepções sobre o ensino da Matemática, ampliando o olhar para novas abordagens e estratégias. A partir dessa perspectiva, o curso desafiou os educadores a enxergar a matemática de forma mais acessível, significativa e conectada à realidade das crianças, incentivando a apresentação desse novo entendimento nas práticas pedagógicas. A abordagem inovadora do curso Mentalidades Matemáticas baseia-se em pressupostos teóricos como o pensamento flexível, a valorização do erro como parte do processo de aprendizagem e o incentivo à colaboração. Tomando como ponto de partida as atividades práticas, discussões em grupo e a leitura de autores como Jo Boaler e estudos na área da neurociência. O curso possibilitou ressignificar a forma como a matemática é ensinada e aprendida, promovendo uma mudança significativa na atuação pedagógica dos participantes. Este relato busca contribuir com outros profissionais da educação interessados em promover uma prática mais significativa no ensino da matemática.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular — Educação é a Base. Brasília: MEC, 2017, p. 40.
BOALER, Jo. Mathematical Mindsets: Unleashing Students’ Potential through Creative Math, Inspiring Messages and Innovative Teaching. San Francisco: Jossey-Bass, 2015.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
KAMII, Constance. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 3. ed., 2003 [reimpressão de 2000].