LEI Nº 22.006/2024 - PROJETO PARCEIROS DA ESCOLA: o recrudescimento da lógica privatista na Educação Básica do Estado do Paraná sob a ótica da Terceira Via

Authors

  • Janete Nunes Martins de Oliveira UNIOESTE
  • Isaura Monica Souza Zanardini UNIOESTE
  • Jaqueline Bonfim de Souza Lima UNIOESTE

Keywords:

Reformas neoliberais, Gestão escolar

Abstract

RESUMO: O presente estudo analisa a Lei nº 22.006/2024, que institui o Projeto Parceiro da
Escola na Rede Pública Estadual do Paraná, e o Edital de Chamamento Público nº 17/2024,
que credencia entidades privadas para a gestão educacional. A pesquisa tem como objetivo
investigar os fundamentos políticos e ideológicos dessa política, contextualizando-a no marco
teórico da Terceira Via e do neoliberalismo. Por meio de análise documental e crítica teórica,
o estudo demonstra que a proposta, embora apresentada como modernização, reforça a
lógica privatista e a mercantilização da educação pública, contrariando os princípios da gestão
democrática e da universalização do direito à educação. Os resultados evidenciam a ampla
rejeição da comunidade escolar nas consultas públicas, destacando os riscos da terceirização
e a fragilização do papel do Estado como garantidor de direitos sociais. Conclui-se que o
projeto representa um avanço da racionalidade neoliberal na educação, com impactos
negativos para a qualidade e a equidade do ensino público.

Palavras - chave neoliberalismo; Terceira Via; gestão escolar.

Author Biographies

Janete Nunes Martins de Oliveira, UNIOESTE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná 

Isaura Monica Souza Zanardini, UNIOESTE

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Jaqueline Bonfim de Souza Lima, UNIOESTE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste do Paraná 

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Published

2025-12-05

How to Cite

Nunes Martins de Oliveira, J., Souza Zanardini, I. M., & Bonfim de Souza Lima, J. (2025). LEI Nº 22.006/2024 - PROJETO PARCEIROS DA ESCOLA: o recrudescimento da lógica privatista na Educação Básica do Estado do Paraná sob a ótica da Terceira Via . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10600