FORMAÇÃO INICIAL DE PSICÓLOGOS ESCOLARES: revisão sistemática da produção científica no Brasil

Authors

  • Carla Renata Capilé Silva IFMS/UFGD
  • Andréia Nunes Militão UEMS/UFGD

Keywords:

Psicologia Escolar; Formação Inicial do Psicólogo; Diretrizes Curriculares Nacionais.

Abstract

Por meio da Lei n. 13.935/2019, foi estabelecida a obrigatoriedade da inserção de psicólogos nas redes de educação básica. Com a ampliação da atuação dos psicólogos escolares questiona-se, neste trabalho, como esses profissionais são formados para atuarem no campo da educação. Para responder a esse questionamento, adotamos como método de pesquisa a revisão sistemática da produção científica, com foco em teses e dissertações, que investigam o tema. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base nas plataformas digitais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses & Dissertações, utilizando como descritores “Psicologia Escolar” AND “Formação do Psicólogo”. No total foram encontrados 132 trabalhos, dos quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 15 produções, entre teses e dissertações, foram selecionadas para análise. Os resultados apontam uma predominância de pesquisas relacionadas aos estágios supervisionados, seguido do currículo e serviço-escola. Assim, identificamos que o Projeto Político Pedagógico e Projeto Pedagógico de cursos da Psicologia, estejam alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e se embasam nos componentes curriculares na área escolar com foco na Psicologia Crítica, para romper com visões tradicionais e biologizantes que ainda se encontram na formação acadêmica, colaborando com uma formação ética e crítica que atendam as demandas atuais da educação e comprometida com a transformação social.

Author Biographies

Carla Renata Capilé Silva, IFMS/UFGD

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004-2008). Especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera (2009-2010). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2015). Psicóloga efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2011-atual), campus Dourados, onde atuou como coordenadora de Gestão de Pessoas (20152021), coordenou o projeto de extensão e ensino Oficinas Temáticas: diálogos contemporâneos da psicologia no espaço escolar, com participações nas comissões de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Comissão Permanente para a Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e no Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (NUGED). Doutorado de Educação em andamento pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na linha de pesquisa Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas, com bolsa CAPES. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF).

Andréia Nunes Militão, UEMS/UFGD

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. Contato: andreiamilitao@uems.br e andreiamilitao@ufgd.edu.br

References

BRASIL. Resolução CNE/CES n.º 1, 11 de outubro de 2023. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-11-de-outubro-de-2023-5181 20795

BRASIL. Documento de subsídios para a implementação da Lei nº 13.935/2019: estudo técnico realizado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 52, de 16 de agosto de 2024. Brasília: MEC/SEB, 2025.

BRASIL. Lei n.º 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm. Acesso em: 9 mai. 2024. BRASIL.

BRASIL. Manual de orientação ao FUNDEB da Educação Básica e Valorização dos profissionais da Educação. Edição atualizada fevereiro/2021. Brasília, DF. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/ManualNovoFundeb2021.pdf. Acesso em: 20 mai. 2025.

CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de; CAETANO, Luís Miguel Dias; GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Revisão Sistemática de Literatura em Educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 139–169, 2023. DOI: 10.26694/rles.v27i54.2702. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702. Acesso em: 21 jul. 2025.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020 . Disponível em . acessos em 09 jul. 2024. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Quem faz a psicologia brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro. Brasília: CFP , 2O22. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Censo_psicologia_Vol1_WEB.pdf. Acesso em: 20 jul. 2025.

MARINHO-ARAUJO, C. M. A Psicologia Escolar nas diretrizes curriculares: espaços criados, desafios instalados. In: Herculano Ricardo Campos. (Org.). Formação em Psicologia Escolar: realidades e perspectivas. Campinas: Alínea, 2007.

VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ, p. 165-190, 2014.

Published

2025-12-05

How to Cite

Capilé Silva, C. R., & Nunes Militão, A. (2025). FORMAÇÃO INICIAL DE PSICÓLOGOS ESCOLARES: revisão sistemática da produção científica no Brasil . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10587

Issue

Section

2025 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)