A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA SUBSTANCIADA NOS GRÊMIOS ESTUDANTIS NO MATO GROSSO DO SUL - MS

Authors

  • Lilian Andressa Oliveira Olegário UFGD
  • Marilu Ribeiro Secretaria de Estado de Educação
  • Andréia Nunes Militão UEMS/UFGD

Keywords:

Participação Democrática, Grêmio Estudantil, Mato Grosso do Sul

Abstract

A escola enquanto instituição educativa comporta funções que ultrapassam o âmbito da administração, tendo como objetivo formar cidadãos críticos, participativos e democráticos. Segundo Paro (2018), é fundamental que o Estado crie mecanismos de participação coletiva, especialmente para os estudantes, promovendo instâncias de democracia direta e representativa. O Grêmio Estudantil representa um instrumento importante nesse contexto, garantida por lei desde 1985. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais marcos legais e históricos sobre o Grêmio Estudantil no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul, buscando evidências da participação democrática ofertada aos estudantes que integram os Grêmios Estudantis na Rede de Ensino de Educação de MS. O corpus da pesquisa inclui as seguintes normativas: a) Lei Federal Nº 7.398, de 4 de novembro de 1985; b) Constituição Federal de 1988; c) Lei Federal nº 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente; d) Lei Federal nº 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e) Lei 11.129, de 30 de junho de 2005 f) Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014, o Plano Nacional da Educação; 13.005/2014; g) Lei Estadual Nº 5.466, de 18 de dezembro de 2019; h) Resolução/SED N. 4.166 e i) o Estatuto do Grêmio Estudantil do MS. A pesquisa revela que esses normativos respaldam a participação democrática nas escolas estaduais do MS, contribuindo para uma educação mais inclusiva e participativa, embora seja necessário ampliar o acesso e as condições de funcionamento para consolidar essa participação de forma efetiva.

Author Biographies

Lilian Andressa Oliveira Olegário, UFGD

Graduada em Biologia e em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco/ UCDB. Pós-Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA e em Mídias da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/MS - UFMS. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/MS -UFMS. Doutoranda em Educação pelo PPGEDU pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Possui formação complementar na área de Tecnologias Educacionais, Mídias, Programas do FNDE e Gestão escolar. Membro do grupo GEPPFORTE/UFMS - Grupo de estudos e pesquisa sobre políticas, formação de professores e tecnologias educacionais e do GEPPEF/UFGD/UEMS Grupo de estudos e pesquisa políticas educacionais e formação de professores. Atuou como docente na Rede Estadual e Municipal de ensino. Atuou também como professora visitante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no curso de Biologia, no ano de 2011. Desenvolveu projetos com estudantes do ensino fundamental e médio, envolvendo pesquisa e formação científica na educação básica, na área na inovação científica e tecnológica. Participou de projetos de pesquisa apresentados em feiras regionais e nacionais como na FETEC, FECIT, FECINTEC e FEBRACE.

Marilu Ribeiro, Secretaria de Estado de Educação

Graduada em Pedagogia e História, Especialista em Mídias da Educação e Educação Inclusiva. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal e Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Atualmente está lotada na Coordenadoria de Gestão Escolar COGES/SED.

Andréia Nunes Militão, UEMS/UFGD

Professora Associada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD).

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Published

2025-12-05

How to Cite

Oliveira Olegário, L. A., Ribeiro, M., & Nunes Militão, A. (2025). A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA SUBSTANCIADA NOS GRÊMIOS ESTUDANTIS NO MATO GROSSO DO SUL - MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10586