MERITOCRACIA E PRIVATIZAÇÃO: os valores da educação no contexto das políticas públicas de avaliação
Keywords:
Neoliberalismo, Sistema de Avaliação da Educação Básica, Metas educacionaisAbstract
O presente estudo toma como objeto de análise o Sistema de Avaliação da Educação Básica e a política neoliberal. A discussão se centra no levantamento de evidências que aproximam a lógica neoliberal e mercadológica às demandas criadas para atender aos índices educacionais, os quais vem ditando o trabalho desenvolvido nas escolas públicas, em que cada vez mais a função educativa se reduz em preparar os estudantes para os testes. O objetivo geral consiste em compreender o contexto da criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil, que coincide que a implementação das políticas de caráter neoliberal no país. Os objetivos específicos se debruçam sobre a caracterização do neoliberalismo que passou a ditar os rumos da política nacional desde meados da década de 1990, e compreender como o processo de criação de políticas públicas de avaliação da educação básica, forjadas no mesmo período histórico, acompanharam a lógica neoliberal, incorporando seus preceitos e princípios. No estudo, são evidenciadas estreitas relações que se estabelecem entre a implementação do neoliberalismo no Brasil e as medidas dela decorrentes (privatização, corte de investimentos públicos em políticas sociais e a competitividade) e a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que incorpora de forma cada vez mais nítida os valores caros ao mercado, a considerar a sua lógica de mensuração de índices e divulgação de resultados.
References
AFONSO, Almerindo Janela. Políticas públicas e avaliação educacional: para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal (1985-1995). 421f. Tese (Programa de pós-graduação em Educação e Psicologia) – Universidade do Minho. Braga – Portugal, 1997.
AMARO, Ivan. As políticas de avaliação em larga escala e trabalho docente: dos discursos eficientistas aos caminhos contrarregulatórios. Revista Ibero-Americana em Estudos em Educação, v.11, n.4, p. 1960-1978, out-dez. 2016.
ANDRADE, Dalton Francisco de; VALLE, Raquel da Cunha. Introdução à Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. Estudos em Avaliação Educacional, n. 18, p. 13-32. 1998.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. As novas relações entre o currículo e a avaliação. Retratos da Escola, v. 7, p. 133-143, 2013 – Brasília: CNTE, 2013.
BRASIL. Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria931_NovoSaeb.pdf Acesso em 15 jul. 2025.
BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Projeto Básico. vol 6. Edição 2017d. INEP – Instituto Nacional de Pesquisas em Educação Anísio Teixeira – Ministério da Educação. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2017/documentos/projeto_basico_SAEB_2017_V6.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2025.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A Avaliação da Educação Básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FREITAS, Luiz Carlos de. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao tecnicismo? Anais do 3º Seminário de Educação Brasileira promovido pelo Cedes no Simpósio PNE: Diretrizes para Avaliação e Regulação da Educação Nacional, fevereiro de 2011.
LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para alívio da pobreza. Tese de doutorado [Faculdade de Educação] – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 1998.
MASCARO, Alysson Leandro. Estado e Forma política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
MÉSZÁROS, István. A Educação Para além do Capital. Tradução Isa Tavares. 2 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
RAVITCH, Diane. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano: Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTANA, Andréa da Cunha Malheiros; ROTHEN, José Carlos. A implantação dos sistemas de avaliação: uma política pública de Estado ou de Governo? Anais do Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: Aproximando Agendas e Agentes. 2013.