IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Keywords:
audiodescrição 1; inclusão 2; diversidade étnico-racial 3.Abstract
O estudo resulta de duas pesquisas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Seu objetivo principal é apresentar parte de um jogo pedagógico em formato de fichas, fundamentado no princípio de desenho universal e na audiodescrição. Voltado ao ensino de Ciências Biológicas, o recurso busca atender a diversidade de grupos como negros, indígenas e pessoas com deficiência. A proposta destina-se a professores da rede regular de ensino, permitindo o trabalho com conceitos científicos acessíveis para todos os alunos, incluindo cegos ou com baixa visão. A pesquisa, de caráter exploratório, aborda inclusão, aprendizagem de estudantes com deficiência visual e práticas pedagógicas voltadas à valorização da diversidade. A base teórica foi construída a partir de bibliografias e documentos na plataforma Capes. O resultado inclui fichas pedagógicas que auxiliam professores a ensinar Ciências ou Biologia a alunos com ou sem deficiência visual, integrando também questões étnico-raciais aplicáveis ao ensino em escolas públicas e privadas de Dourados, MS. O estudo tem dois focos principais: as contribuições e desafios das tecnologias educacionais para inclusão étnico-racial e o uso do jogo pedagógico como estratégia em sala de aula. A proposta visa beneficiar alunos diversos – videntes, indígenas, negros, brancos e com deficiência visual – promovendo maior inclusão e equidade no ambiente escolar
References
BADZINSKI, C; HERMEL, E. do E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.
BRASIL, Lei n. 11.645 de 10 de março de 2008, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9784.htm. Acessado em 10 de julho de 2024.
______. Lei 9394/96 Lei de Diretriz Básica da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9784.htm. Acessado em 10 de julho de 2024.
_____. Lei n. 12288/2010, institui o Estatuto da igualdade Racial Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9784.htm. Acessado em 10 de julho de 2024.
CLARK, C.A. B. T. Jogos Simulados – Estratégia e Tomada de Decisão. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1974.
COUTINHO, F. A. et al. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 10, n. 3, 2010.
Coltro, Eduarda Maria. Boca-game - jogo com audiodescrição de imagens para o ensino de ciências com pessoas cegas. 2019. [Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados]
GIL, João Pedro Alcantara et al. O significado do jogo e do brinquedo no processo inclusivo: conhecendo novas metodologias no cotidiano escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 75-88, abr. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109/3101>. Acesso em: 16 agosto. 2024.
HECK, C. M.; HERMEL, E. E. S. A célula em imagens: uma análise dos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. In: Encontro regional de ensino de biologia, 6., 2013, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo: FuRI. 2013. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/ anais/wpcontent/uploads/2013/07/comunicacao/13384_188_Claudia_Maiara_Heck.pdf Acesso em: 03 agosto 2024.
VAZ, J. M. C. et al. Material Didático para Ensino de Biologia: Possibilidades de Inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, 2012.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v.36, n.3, p. 705-718, set/dez. 2010.
VIEIRA, Jaqueline Machado. Para ver os mapas com palavras: audiodescrição
como recurso pedagógico no ensino de geografia para a inclusão de pessoas com
deficiência visual. 2018. [Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de
Educação da Universidade Federal da Grande Dourados]
YOSHIKAWA, R.C.dos S. Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de Biologia com educandos deficientes visuais. 2010.São Paulo/SP. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2010.