PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Authors

  • Vanêssa Xavier Silva Sousa Instituto Federal do Maranhão
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Projeto Pedagógico de Curso, Programas Especiais de Formação Pedagógica, Institutos Federais

Abstract

Os Institutos Federais (IF) desempenham dupla função na educação brasileira: oferta do ensino técnico e tecnológico e formação docente inicial com a oferta de licenciaturas em diversas áreas do conhecimento. Dentro dessa abrangência, os Programas Especiais de Formação Pedagógica (PEFP) destacam-se por serem destinados para docentes que são graduados, mas não licenciados e que buscam este processo formativo para atuar na educação básica. Desta forma, este estudo objetiva analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos PEFP que são ofertados nos IF, considerando seus aspectos da organização curricular. Esta pesquisa é caracterizada por ser qualitativa, documental, comparativa e descritiva que revela avanços na estruturação, mas também lacunas na articulação teoria e prática, bem como na construção da identidade docente. Por fim, considera-se que os PEFP, embora cumpram seu papel no processo formativo docente e contribuam para a transformação da educação brasileira, ainda necessitam de aprofundamento crítico e ações concretas de inovação e equidade, pois enfrentam desafios de diversificação metodológica e de integração com Políticas Educacionais que vão impactar negativamente na formação de futuros docentes que sejam comprometidos com uma educação inclusiva, crítica e de qualidade.

Author Biographies

Vanêssa Xavier Silva Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados e docente do Instituto Federal do Maranhão.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação e docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande dourados.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2/1997, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2012, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10804-pceb011-12-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 jul. 2022.

EVANGELISTA; O.; SHIROMA, E. O. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: Contribuições do marxismo. In: CÉA, G. S. dos S.; RUMMERT, S. M.; GONÇALVES, L. D. (org.). Trabalho e educação: Interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da FURG, 2019.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

IFMA. Projeto Pedagógico do Curso (oferta em Rede). Formação Pedagógica. Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Caxias, MA. 2018.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, p. 113–147, jul. 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MACHADO, L. R.S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

MARTINS, E. de F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232/131. Acesso em: 16 abr. 2024.

MILITÃO, A. N.; TUTTMAN, M. T. Condições para a inserção curricular da extensão na educação superior. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 30, n. 59, p. 16-32, 19 nov. 2024.

PALHANO, E. G. S. O saber docente: apontamentos para uma discussão. São Paulo, 1995. 158 f. Dissertação de Mestrado em História e Filosofia da Educação. Faculdade de Educação, PUC-SP.

PIMENTA, S. G. A formação de professores tem. [Prefácio]. Estágios na formação de professores: Possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Loyola, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002469840. Acesso em: 30 mar. 2023.

SANDIN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SEVERINO, A. J. A prática da pesquisa no ensino de filosofia. Novas tendências para o ensino de filosofia: o contexto de sala de aula e o âmbito das pesquisas. v. 3. Tradução. Curitiba: CRV, 2017.

Published

2025-12-05

How to Cite

Xavier Silva Sousa, V., & Nunes Militão, A. (2025). PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10566