PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SOB O PRISMA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Rosilda Mantovani da Silva SEMED

Keywords:

Formação docente;, Educação Infantil;, Gêneros;, Sexualidades.

Abstract

O presente texto, em forma de dossiê, de caráter bibliográfico, retoma conteúdos da disciplina "Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas", do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (turma 2023), com foco na formação docente e nas práticas pedagógicas, sob a perspectiva dos estudos de gêneros e sexualidades na Educação Infantil. A reflexão fundamenta-se em estudos científicos, com ênfase nas políticas públicas para a formação inicial, de autoras e autores como: Tanuri (2000), Santos (2007), Diniz-Pereira (2007), André (2010), Xavier-Filha (2015), Scheibe e Bazzo (2016), Romanowski (2018), Freitas (2018), Hypolito (2019) e Rodrigues, Pereira e Mohr (2021). O objetivo é analisar produções acadêmicas do campo, relacionando-as à proposta de pesquisa doutoral. O ensaio aponta para a relevância de se formar profissionais docentes que sejam pesquisadoras/es e atentas/os às transformações sociais, históricas e culturais.

Author Biography

Rosilda Mantovani da Silva, SEMED

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos; BAZZO, Vera Lúcia; SCHEIBE, Leda. Formação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores; FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar; FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores; HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC: agenda global e formação docente; RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores: entre o local e o universal; SANTOS, Luciola Licinio. Paradigmas que orientam a formação docente; SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico; TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores; XAVIER FILHA, Constantina. Educação para as sexualidades, a igualdade de gênero e as diversidades/diferenças na educação das infâncias: questões a problematizar. 

References

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reveduc/v33n03/v33n03a02.pdf. Acesso em: 6 mar. 2025.

BAZZO, Vera Lúcia; SCHEIBE, Leda. Formação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, v. 2, n. 2, p. 241-246, maio/ago. 2016. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650549. Acesso 11 abr. 2025. Acesso em: 8 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 maio 2025.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, vol. 22, n. 40, p. 145-154, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432013000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 30 mar. 2025.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14ª ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez., 2018. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912/pdf. Acesso: 6 mar. 2025.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 44-46.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaciara Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC: agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, n. 13, v. 25, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/article/view/995/pdf. Acesso em: 25 maio, 2023.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro, s/n, v. 20, 2021, p. 1-39. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/35617/28754. Acesso em: 6 mar. 2025.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores: entre o local e o universal. Cadernos de Pesquisa. São Luís, n. 25, v. 04, p. 207-224, 2018. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10449/6047. Acesso em: 2 jun. 2025.

SANTOS, Luciola Licinio. Paradigmas que orientam a formação docente. In: SOUZA, João Valdir Alves de. (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 235-252. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/content/uploads/2022/02/Formacao_de_Professores_para_a_Educacao_Basica_10_anos_de_LBD_SOUZA_2017.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p 106-107.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. Brasília, s/v, n. 14, p. 61-88, maio/jul./ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2025.

XAVIER FILHA, Constantina. Educação para as sexualidades, a igualdade de gênero e as diversidades/diferenças na educação das infâncias: questões a problematizar. In: XAVIER FILHA, Constantina (Org.). Sexualidades, gênero e diferenças na educação das infâncias. Campo Grande: UFMS, 2012, p. 17-34.

Published

2025-12-05

How to Cite

Mantovani da Silva, R. (2025). PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SOB O PRISMA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10564