PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL: uma revisão sistemática da literatura

Authors

  • Vanessa Costa Gonçalves UFGD
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS

Keywords:

violência escolar; revisão de literatura; bullying; políticas públicas.

Abstract

A violência escolar é um fenômeno complexo e multifacetado que compromete o bem-estar e o desempenho acadêmico de milhões de estudantes no Brasil e no mundo. Este trabalho, vincula-se à pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD), apresenta um panorama da violência escolar no Brasil por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base em artigos científicos publicados entre 2008 e 2024. O objetivo foi mapear as principais manifestações de violência, identificar estratégias de prevenção e enfrentamento e verificar os principais resultados e lacunas nas pesquisas encontradas. A revisão foi realizada através das bases de dados Portal de Periódicos CAPES e SciELO, utilizando descritores como "violência escolar" OR "violência na escola" OR "bullying" AND "programas de enfrentamento" OR "programas de prevenção", resultando na seleção de 20 estudos. Os resultados destacam a predominância do bullying e de violências interpessoais, bem como a incidência de violências estruturais relacionadas a questões de racismo, gênero e intolerância religiosa. As estratégias de enfrentamento indicadas incluem a formação de professores, a mediação de conflitos e o suporte psicossocial. Contudo, a análise evidenciou a necessidade de maior aprofundamento em estudos que relacionem políticas públicas, práticas escolares e os contextos específicos das escolas brasileiras, o que aponta para oportunidades de pesquisas futuras que aprofundem a relação entre políticas e práticas institucionais.

Author Biographies

Vanessa Costa Gonçalves, UFGD

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - PPGEdu/UFGD (Bolsista Capes), Linha de pesquisa: Educação, Formação de Professores e Prática Educativas. Mestra em Ensino pelo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Com especialização em Educação a Distância pelo SENAC - MT. Servidora do Instituto Federal de Mato Grosso - Pedagoga Técnica Administrativa.

Andréia Nunes Militão , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS

Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores.

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Published

2025-12-05

How to Cite

Costa Gonçalves, V., & Militão , A. N. (2025). PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL: uma revisão sistemática da literatura. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10534