PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL: uma revisão sistemática da literatura
Keywords:
violência escolar; revisão de literatura; bullying; políticas públicas.Abstract
A violência escolar é um fenômeno complexo e multifacetado que compromete o bem-estar e o desempenho acadêmico de milhões de estudantes no Brasil e no mundo. Este trabalho, vincula-se à pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD), apresenta um panorama da violência escolar no Brasil por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base em artigos científicos publicados entre 2008 e 2024. O objetivo foi mapear as principais manifestações de violência, identificar estratégias de prevenção e enfrentamento e verificar os principais resultados e lacunas nas pesquisas encontradas. A revisão foi realizada através das bases de dados Portal de Periódicos CAPES e SciELO, utilizando descritores como "violência escolar" OR "violência na escola" OR "bullying" AND "programas de enfrentamento" OR "programas de prevenção", resultando na seleção de 20 estudos. Os resultados destacam a predominância do bullying e de violências interpessoais, bem como a incidência de violências estruturais relacionadas a questões de racismo, gênero e intolerância religiosa. As estratégias de enfrentamento indicadas incluem a formação de professores, a mediação de conflitos e o suporte psicossocial. Contudo, a análise evidenciou a necessidade de maior aprofundamento em estudos que relacionem políticas públicas, práticas escolares e os contextos específicos das escolas brasileiras, o que aponta para oportunidades de pesquisas futuras que aprofundem a relação entre políticas e práticas institucionais.
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