PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRA): política educacional implementada nas escolas da rede pública municipal de Dourados-MS

Authors

  • Flávia Paula Nogueira Aranda Semed Dourados
  • Dielma de Sousa Borges Cassuci Semed Dourados

Keywords:

política educacional, alfabetização, programa

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA), como parte de uma política educacional implementada nas escolas da rede pública municipal de Dourados, Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que contou com o seguinte corpus documental: o Projeto do Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA). Considera-se que o PRA, como política educacional no município de Dourados-MS tem como objetivo recuperar déficits de aprendizagem dos estudantes na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente os déficits decorrente do período pandêmico, entre eles, na alfabetização e letramento, déficits esses, que interferem em todo o processo educacional e em todas as etapas, níveis e modalidades da educação.  

Author Biographies

Flávia Paula Nogueira Aranda, Semed Dourados

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora efetiva da Rede pública municipal de ensino de Dourados-MS, leciona nos anos iniciais do ensino fundamental. POssui Graduação em Pedagogia (UFGD) e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. 

Dielma de Sousa Borges Cassuci, Semed Dourados

Professora Coordenadora na Rede Pública Municipal de Ensino de Dourados-MS. Possui Graduação em  Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pedagogia (Uninter). Meestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (UFGD). Especialista em Tecnologias na Educação (PUC/Rio). 

References

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Published

2025-12-05

How to Cite

Nogueira Aranda, F. P., & Cassuci, D. de S. B. (2025). PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRA): política educacional implementada nas escolas da rede pública municipal de Dourados-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10529