CATEGORIAS DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma revisão da própria prática
Keywords:
Didática; Formação docente; autobiografiaAbstract
Esta pesquisa de cunho autobiográfico apresenta uma revisão das publicações acadêmicas sobre Didática, com o objetivo de identificar, na própria prática docente, categorias fundamentais desse campo. A análise se organiza em três categorias interdependentes: (i) a Didática como disciplina, reconhecida como componente formativo essencial nos cursos de licenciatura, articulando fundamentos pedagógicos e a constituição da identidade docente; (ii) a Didática como teoria e técnica de ensino, compreendida como um conjunto de saberes, métodos e estratégias que organizam intencionalmente a prática pedagógica; e (iii) a Didática como campo de pesquisa, que se consolida na investigação sistemática sobre o ensino e a aprendizagem em seus múltiplos contextos. Foram revisados 14 escritos, sendo 2 capítulos de livro e 12 artigos publicados em periódicos, entre os anos 2018 e o primeiro semestre de 2025. A revisão bibliográfica evidenciou que metade da produção tem como foco a perspectiva da Didática como pesquisa. Ao final, espera-se que esta produção contribua como um princípio para reflexões mais profundas sobre a correlação entre Didática e docência.
References
ARAÚJO, Osmar Hélio; FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto. A disciplina de Didática em licenciaturas em Pedagogia no Brasil: um estudo por amostragem. Diálogo Educacional, v. 25, n. 84, p. 305-319, 2025. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04
ARAÚJO, Osmar Hélio; MEDEIROS, Emerson Augusto; FORTUNATO, Ivan. A Didática e os professores inesquecíveis: qual a relação? In: MEDEIROS, Emerson Augusto et al. (org.). Vamos conversar sobre Didática? Campinas: Mercado de Letras, 2024. p. 83-100.
CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1988.
FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre (org.). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018a. p. 37-50.
FORTUNATO, Ivan. A didática na formação inicial de professores: relato de experiência. RIAEE, v. 13, n.1, p. 269-276, 2018b. https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.10834
FORTUNATO, Ivan. Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática. Horizontes, v. 37, e019014, 2019. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635
FORTUNATO, Ivan. Práticas pedagógicas no ensino superior: relato de experiências com a disciplina Didática em licenciaturas. RIESup, v. 6, e020039, 2020. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655958
FORTUNATO, Ivan. A Didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em (auto)formação. RIESup, v. 8, p. e022009, 2022a. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8661350
FORTUNATO, Ivan. Escarafunchando o próprio trabalho pedagógico no Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. In: FERREIRA, Liliana Soares et al. (org.). Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos. Curitiba: CRV, 2022b. p. 105-117.
FORTUNATO, Ivan. Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023a.
FORTUNATO, Ivan. Frango frito, ou uma outra Didática na formação de professores de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 4, p. e023001, 2023b. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/841
FORTUNATO, I. Pedagogo há 20 anos: desafios, conflitos e possibilidades da formação. Ponto de Vista, v. 14, n. esp. 1, p. 1-20, 2025. https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1%20Ed.%20Especial.20990
FORTUNATO, Ivan; ALTARUGIO, Maisa Helena; ARAÚJO, Osmar Hélio de; MEDEIROS, Emerson Augusto. Disciplina de Didática e a formação de professores de Ciências: uma amostragem nacional. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, supl. 3, p. 101-117, 2020. https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/view/187
FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Ensino de Didática na formação docente: como? por quê? qual? quem? Revista Cocar, n. 8, p. 67-85, 2020. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3047
FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio; MEDEIROS, Emerson Augusto. Ser professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Série-Estudos, v. 27, n. 59, p. 137-153, 2022. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1607
FORTUNATO, Ivan; CORRÊA, Mateus Tofoli; KURNICH, Gabriela Plens. Capoeira no IFSP: da Didática à extensão. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre et al. (org.). 10 anos de atuação do campus Itapetininga do IFSP: gerando crescimento e oportunidades para a cidade e região. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. p. 162-168.
FORTUNATO, Ivan; FEITOSA, Raphael Alves. 3.100 km entre práticas de educação ambiental descolonializantes: experiências didáticas na formação inicial de professores. Educere et Educare, v. 13, n. 29, 2018. https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15665
FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto; ARAÚJO, Osmar Hélio de. A Didática na docência: um escrito do fundo do coração. Ponto de Vista, v. 13, n. 3, p. 1-20, 2024. https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18174
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. (org.). Didática: embates contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014
GASCÓN, Agustin de la Herrán; FORTUNATO, Ivan. ¿Por qué desde la Didáctica no se favorece la formación del profesorado? Pró-Posições, v. 30, e20170033, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0033
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
PILLETI, Claudino. Didática geral. 23 ed. Campinas: Ática, 2004.