A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO INTEGRAL: contribuições ao debate

Authors

  • Iuli Carla Rozzi Unoeste/PPGE
  • Ademir Henrique Manfré Unoeste/PPGE

Keywords:

Formação humana, Educação integral, PNLD/2022

Abstract

Este trabalho submetido ao VII Seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola apresenta um recorte de um estudo bibliográfico realizado em nível de mestrado em educação que tem como objetivo geral investigar e analisar as obras literárias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2022) destinadas à Educação Infantil refletindo sobre a contribuição à formação humana e cultural de crianças pequenas. Desse modo, o estudo aqui tratado contextualiza a Educação Infantil no Brasil em seus aspectos históricos e legais com base em documentos como a CF de 1988, a LDBEN (1996), o ECA (1990), o PNE (2014) e as DCNEI (2009). A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa com método de análise bibliográfica e documental destacando quatro eixos principais: o reconhecimento da criança como sujeito de direitos; a concepção da Educação Infantil como etapa essencial da formação humana; a integração entre cuidado e educação; e o currículo como prática social. Constatou-se avanços significativos na legislação e nas políticas públicas voltadas à infância, como a obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos de idade e a educação integral. No entanto, ainda há desafios na efetiva implementação desses direitos, especialmente em relação ao acesso universal e à qualidade da Educação Infantil. Conclui-se que, apesar das melhorias propostas pelas legislações brasileiras, é importante que os educadores participem ativamente dos processos formativos na educação da infância, e que as políticas públicas sejam implementadas e efetivadas para garantir que todas as crianças tenham direitos garantidos e possam se desenvolver plenamente.

Author Biographies

Iuli Carla Rozzi, Unoeste/PPGE

Mestranda em Educação, (2024 -), pela UNOESTE e Bolsista CAPEs. Graduação em Artes Visuais (2023-2024), pela Faculdade Campos Elíseos. Pós-graduação em nível de Especialização em Arte e Educação (período: 2023-2023), pela Faculdade Campos Elíseos. Pós-graduação em nível de Especialização em Gestão Escolar (período: 2020-2021), pela FAVENI. Pós-graduação em nível de Especialização de Gestão de Biblioteca Escolar (período: 2015-2016), pela Universidade Estadual de Londrina - Uel. Graduação em Pedagogia - UNOPAR, campus de Dracena, (período: 2020 - 2022). Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, campus de Marília, (período: 2010-2014). Trabalha como bibliotecária na Instituição Fundação Dracenenses de Educação e Cultura, (período: 2014 - ). Foi bolsista da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fundação (CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Ademir Henrique Manfré, Unoeste/PPGE

Formado em Licenciatura em Pedagogia e em Filosofia. Psicanalista clínico pela Escola de Psicanálise de Curitiba. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, Metodologias de Ensino, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas Públicas, Avaliação, Formação de Professores, Ética, Cidadania, Novas Tecnologias, Inclusão Escolar, Transtornos do desenvolvimento, Currículo Escolar, Governamentalidade neoliberal e formação de novas subjetividades. No Mestrado em Educação desenvolveu o tema das Novas Tecnologias e sua relação com a (semi) formação na perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. No Doutorado em Educação desenvolveu a temática do "fenômeno" mal-estar docente como resultado da impossibilidade de se ter experiência (Erfahrung) no tempo presente a partir de Adorno, Benjamin, Freud e Bauman. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa "Valores, Educação e Formação de Professores" coordenado pelo prof. Dr. Divino José da Silva, e do Grupo de estudos e pesquisa "Estado, Políticas educacionais e Democracia" do PPGE/Unoeste. Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista, campus de Presidente Prudente/SP, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Unoeste, atuando na Especialização e na graduação presencial e EAD, ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicopedagogia , Psicologia da Educação; História da Educação; Sociologia da educação; Filosofia da Educação, Seminários Integrados e Currículo e Escola, além de orientar Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de Sexualidade e Educação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Bullying, TDAH, Infância, Ludicidade, Políticas Públicas e Formação Docente. Além disso, é professor substituto do curso de Pedagogia da Unesp, campus de Presidente Prudente, ministrando as disciplinas de Sociologia da Educação I e II. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da FACLEPP/UNOESTE e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEEX) da mesma Instituição. Como atividades de pesquisa, é parecerista técnico-científico ad hoc da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI/Unoeste), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Revista Científica Colloquium Humanarum/Unoeste, da Revista Contexto e Educação da UNIJUÍ, da Revista Educação e Pesquisa (Revista da Faculdade de Educação da USP), além de outras revistas científicas. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES (edital n 10/2024) no núcleo multidisciplinar de Educação. É revisor do Periódico Guia do Estudante da Editora Abril.

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Published

2025-12-05

How to Cite

Rozzi, I. C., & Manfré, A. H. (2025). A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO INTEGRAL: contribuições ao debate . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10514