INTERSECÇÕES ENTRE O AEE E A FORMAÇÃO DOCENTE: relato de experiência de atendimento com uma acadêmica com múltiplas deficiências no curso de Pedagogia da UEMS

Authors

  • Maria José da Silva UEMS

Keywords:

inclusão educacional ensino superior atendimento educacional especializado, ; formação docente permanência universitária.permanência universitária

Abstract

Este relato de experiência apresenta a atuação de uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no acompanhamento de uma acadêmica com múltiplas deficiências no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre os anos de 2023 e 2024. O trabalho visa descrever as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos no contexto da formação docente e da inclusão no ensino superior. Adotou-se abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com base em registros pedagógicos, observações sistemáticas, interações com o corpo docente e análise documental institucional. Os resultados indicam que a atuação do AEE, pautada na flexibilização curricular, mediação pedagógica contínua, suporte emocional e articulação com os professores regentes, contribuiu para a permanência, autonomia e desenvolvimento acadêmico da estudante atendida. Além disso, evidenciou-se que a prática do AEE constitui espaço formativo para os docentes, promovendo reflexões sobre metodologias inclusivas e articulações entre universidade e escola. Conclui-se que a inclusão no ensino superior depende de políticas institucionais claras, ações intersetoriais e compromisso ético-pedagógico com o direito à diferença e à equidade no acesso e permanência universitária.

Author Biography

Maria José da Silva, UEMS

Maria José da Silva, professora especialista em Educação Especial e Inclusão. Atua na  Educação básica  e Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Published

2025-12-05

How to Cite

José da Silva, M. (2025). INTERSECÇÕES ENTRE O AEE E A FORMAÇÃO DOCENTE: relato de experiência de atendimento com uma acadêmica com múltiplas deficiências no curso de Pedagogia da UEMS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10513