ABORDAGEM EXPERIMENTAL COM “PILHAS DE BATATA” NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO
Keywords:
Eletroquímica, Pilha de batata, Ensino de QuímicaAbstract
RESUMO: A proposta consiste em narrar uma proposta experimental realizada por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Química da UEMS – Naviraí, especificamente sobre a abordagem dos conceitos de eletroquímica para quatro turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. As atividades tiveram como objetivo facilitar o ensino de eletroquímica por meio de uma abordagem experimental prática e acessível, utilizando pilhas de batatas com eletrodos de zinco e cobre, associadas em série para alimentar uma calculadora, seguida da medição da tensão elétrica com voltímetro. Os resultados obtidos com questionário aplicado às turmas, demonstraram que a atividade experimental melhorou a compreensão dos estudantes sobre o conceito de reações redox, identificação de ânodo/cátodo e na função da batata como meio condutor. Concluiu-se que a abordagem prática, aliada à contextualização, aumentou o interesse dos alunos à disciplina de química além de auxiliar na compreensão de conteúdos conceitos abstratos, como fluxo eletrônico. A atividade reforçou também a importância do PIBID na formação docente.
Palavras-chave: Eletroquímica; Pilha de batata; Ensino de Química.
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